28.12.18

Só Feridos Ligeiros

Por Joaquim Letria
Há um par de anos sofri um acidente em que me parti todo. O balanço foi de 4 costelas e três vértebras partidas, um pulmão furado e um pneumotórax. No dizer de hoje da protecção civil que ouvimos a falar para nós, de boina ao lado, nos noticiários, não passei dum ferido ligeiro.
 Levado de ambulância pelo INEM, ao qual estou eternamente grato, para as urgências do Hospital de Santa Maria, ao qual também fiquei profundamente agradecido, deparei-me então com os cuidados devidos ao meu estado: imobilizado de costas, a olhar fixo para o tecto, durante cinco dias, nos cuidados intensivos, até que a minha condição respiratória estabilizasse a ponto de permitir que me operassem a coluna de modo a poder recuperar, como felizmente veio a acontecer, por muito que isso tenha custado a alguma gente.
Esta cirurgia criou-me ainda mais dívidas de gratidão que nunca poderei pagar: à “equipa da coluna” de Santa Maria, ao cirurgião Dr. António Tirado, aos enfermeiros e enfermeiras que me ajudaram ao mesmo tempo que enfrentavam situações dramáticas com outros pacientes que por respeito não descrevo. E tenho ainda a agradecer aos técnicos e auxiliares que formam o todo duma situação destas num hospital público do Serviço Nacional de Saúde sem apoios, sem estímulos, mal pagos, mal tratados por um sistema mal agradecido.
Enfim, o que me fizeram foi um verdadeiro exagero para um ferido ligeiro, poderia eu dizer agora, a pensar em algumas vítimas do acidente do eléctrico da Carris em Lisboa, imobilizados, com traumas oculares, motores e cerebrais que víamos serem enfiados nas ambulâncias dos bombeiros que os conduziam para os três hospitais de Lisboa por onde eram distribuídos. E o responsável pelos operacionais (como agora dizem para não sabermos de quem se trata) informava os repórteres que se tratava tudo de feridos ligeiros. Ainda bem…  mesmo se desta situação decorrerem alguns paraplégicos, cegos ou lesionados cerebrais. Tudo ligeiro.
P.S.- Um Natal muito feliz e uma entrada a pés juntos em 2019 são os meus votos muito sinceros.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Dulce Oliveira said...

A pés juntos. não! Com os pés bem quentinhos é que é!!! Feliz Ano Novo e obrigada por estar aí. Beijinhos

28 de dezembro de 2018 às 19:24  
Blogger José Batista said...

Obrigado pelo testemunho, caro Joaquim Letria.
A mim também me causa uma certa irritação a indumentária a rigor e a pose entonada dos elementos da «protecção civil» (dizem eles) que aparecem nas televisões (que eu praticamente deixei de ver), mas apenas (e só) por contraste com as deficiências do seu papel, que me parecem, em demasiados casos, escandalosas (caso dos incêndios, que deviam ser prevenidos agora, até ao Verão, mas os bombeiros, ou quem os dirige, andam em lutas diversas...; ou de estradas que se esbarrondam sem que ninguém alerte para nada, etc.)
Enfim, são os operacionais.
Bom Ano, com muitas crónicas.

28 de dezembro de 2018 às 19:41  
Blogger Ilha da lua said...

Um Bom Ano de 2019!!!Que continue a escrever as suas crónicas...e,para quando um livro?Escreve tão bem! Cumprimentos

28 de dezembro de 2018 às 22:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ilha da Lua
Tenho aqui o PDF de "Histórias para Ler e Deitar Fora", feito a partir da digitalização de um exemplar que encontrei.
Se o Letria autorizar, disponibilizá-lo-ei.
---
Aliás, afixei aqui, durante algum tempo, algumas dessas histórias, mas não todas.
É, pois, a totalidade que me proponho divulgar.
Vou falar com ele.

30 de dezembro de 2018 às 13:53  
Blogger Ilha da lua said...

CMR Muito obrigada Apesar,de ter esse livro do Joaquim Letria,penso que seria uma excelente ideia(no caso do autor concordar)publicar aqui essas historias

31 de dezembro de 2018 às 00:35  
Blogger Dulce Oliveira said...

Carlos Medina Ribeiro, posso candidatar-me também? Feliz Ano Novo!

31 de dezembro de 2018 às 13:48  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O envio terá de ser por Messenger ou e-mail.
Escrevam-me para
medina.ribeiro@gmail.com

1 de janeiro de 2019 às 09:28  

Enviar um comentário

<< Home