25.1.19

Ler bem e ler mal

Por Joaquim Letria
Na minha modesta opinião existem dois modos distintos de ler os autores. Um deles é muito bom e útil, o outro é inútil e chega mesmo a ser prejudicial.
É muito útil e agradável ler quando se medita sobre aquilo que lemos, quando se procura, pelo esforço da mente, resolver questões que os títulos dos capítulos enunciam e propõem, mesmo antes de se começar a lê-los , quando se ordenam e comparam as ideias, confrontando umas com as outras. Em síntese, quando se usa a razão.
Ao contrário é inútil ler quando não entendemos aquilo que lemos, chegando a ser perigoso ler e formar conceitos daquilo que lemos quando não analisamos suficientemente aquilo que foi lido, para julgar com cuidado, sobretudo se temos memória bastante para reter os conceitos firmados e imprudência bastante para concordar com eles.
O primeiro modo de ler ilumina e fortifica a mente, aumentando a sua capacidade de entendimento. O segundo diminui o entendimento e enfraquece-o gradualmente tornando-o obscuro e confuso.
Acontece que a grande maioria daqueles que se vangloriam de conhecer a opinião dos outros estuda somente o segundo modo. Estes, quanto mais lêem, mais confusas tornam as suas mentes.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas: