17.3.19

UMA NOTÍCIA E UMA LIÇÃO

Por Joaquim Letria
O jornalismo português cada vez mais se desinteressa da informação para previlegiar a opinião. Não é que esta não deva existir, nas crónicas regulares, nos artigos e nas colunas fixas, em espaços  de honra, mas subordinados à informação que deve dominar um órgão de comunicação social, seja ele um jornal, uma revista, um noticiário de Rádio ou de TV.
Aquilo que nos devia ser dito já não o é, ou então é pelo meio de interpretações subjectivas que não nos devem interessar minimamente, que hoje ficamos a saber qualquer coisa relativamente a um facto ou um assunto que nos interesse. Ninguém se importa em nos comunicar o “quem”, o “quê”, o “quando”, o “como” e o “porquê”. Ficamos só a saber, mal e porcamente, aquilo que querem que a gente saiba.
Por isto, chamo a vossa atenção para a qualidade da reportagem, no “Minho Digital” nº 189, de 11 de Janeiro, sobre a polémica institucional na Santa Casa da Misericórdia em Ponte da Barca. Além de informação séria e completa é uma verdadeira lição de jornalismo.
Publicado no Pasquim da Vila

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Paulo Ferreira said...

Obrigado Joaquim pela recomendação. A peça, bem desenvolvida, com depoimentos de ambas as fações não têm grande notoriedade em termos que atualmente chamamos de virais. É também uma narrativa de invejas, "contra-invejas", descrevendo o sempre eterno lusitano peculato. Como dizes, é jornalismo. Nos dias de hoje poderá ser uma raridade, pois a maior parte dos jornalistas tornaram-se opinantes e/ou comentaristas, numa faceta puramente económica onde o valor de mercado é diretamente proporcional ao nível de exposição nas redes sociais.

17 de março de 2019 às 12:04  

Enviar um comentário

<< Home