13.3.19

A MATEMÁTICA É UMA ESCADA

Por A. M. Galopim de Carvalho
Com um bom professor de Matemática, não há aluno que não goste desta superior expressão da espécie humana.
Por outras palavras, que podem parecer injustas e duras, "um mau aluno em Matemática reflecte, quase sempre, um mau professor".
Um parêntesis para dizer que esta afirmação é válida para qualquer disciplina.
Voltando à Matemática, eu sei por experiência, como aluno, do que estou a falar.
"A Matemática é uma escada" - disse-me o novo professor do ano (1949) em que repeti a disciplina no meu 7º ano (actual 11º)", no Liceu de Évora, e continuou - "sobes o primeiro degrau e só quando tiveres o pé bem assente, sobes para o segundo e, assim, sempre a subir, sobes até onde quiseres.
(Imagem retirada de Jorge Azinheira, no Facebook)

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Dulce Oliveira said...

Eu tive maus professores de matemática embora seja uma área que me atraia, mas não tenho bases. Há quase 60 anos não se exigia muito aos professores

13 de março de 2019 às 09:15  
Blogger Ilha da lua said...

Felizmente,ao longo do ensino tive de uma maneira geral bons professores de MatemáticaMo entanto,há um aspecto em que não concordo com o Professor: Um mau aluno nem sempre reflecte um mau professor

13 de março de 2019 às 15:34  
Blogger SLGS said...

Em todo o meu percurso liceal só tive dois professores de Matemática: um, muito bom, o outro, um grande ser humano.

13 de março de 2019 às 18:59  

Enviar um comentário

<< Home