7.3.19

Apontamentos de Lagos

O facto de este simpático edifício estar junto de uma porta da Cidade, levou um casal de turistas franceses a perguntar-nos se seria uma antiga portagem. Explicámos-lhe aquilo que sabíamos, aprendido no livro “Lagos, Evolução Urbana e Património” (da autoria do Arq. Rui M. Paula, que lhe dedica uma foto de página inteira) e na página do Centro de Estudos Marítimos e Arqueológicos de Lagos, de onde tomamos a liberdade de respigar: «(...) até ao ano de 1932, construíram-se as casinhas da água em pontos estratégicos do acesso à cidade: Porta de Portugal, Porta dos Quartos e Arco da Praça de Armas. Hoje, pode admirar-se a casinha da água da Praça de Armas que constitui um monumento e marco de uma época. (...). A casinha da água tinha a seu lado um tanque, sempre cheio, para os animais beberem, uma torneira com um tubo exterior para encher os cântaros e um outro tubo exterior em curva, do qual pendia uma mangueira, para encher vasilhas de grande capacidade transportadas em carretas ou outras viaturas. Havia ainda um púcaro de esmalte, preso por uma corrente, para as pessoas poderem beber».
Não há dúvida que, como já aqui referimos, é pena ali não existir uma placa informativa — como há (e bem) em muitos outros locais.
Mas hoje ela está aqui também por causa do bebedouro... que não funciona. Numa terra em que o sol e o calor são atractivos importantes, isso parece um absurdo, especialmente tendo em conta o nome da vizinha... “Casa da Água”!
Colaboração no CORREIO DE LAGOS de Fev 19

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Uma casinha muito bela, muito bem cuidada e conservada.

Enfim. Já é mais que costuma ser... O bebedouro sem água é que já é mais como soía...

7 de março de 2019 às 22:18  

Enviar um comentário

<< Home