12.4.19

Araújo Pereira ao Poder, já!

Por Joaquim Letria
Anos depois dum palhaço, Beppo, ganhar eleições em Itália e se acercar do poder, é a vez dum distinto comediante liderar a primeira volta das eleições na Ucrânia e se preparar para ser o próximo presidente daquele país.
É verdade, aquele pesadão do Petro Poroshenko, amigo do Trump, aliado da NATO e próximo de Angela Merkl, artista dos falsos comícios que o levaram à presidência, o perdedor da Crimeia e manobrador dos rebeldes na fronteira com a Rússia, arrisca-se a ir para a luxuosa e vasta mansão que construiu desde que está no poder - onde recebe frequentemente oligarcas inimigos de Vladimir Putin - para dar o lugar a um inteligente comediante de 41 anos de idade, correcto bilingue em russo e ucraniano, o que lhe permite fazer digressões por um território e por outro e programas de TV, há anos transmitidos e apreciados nos dois países.
Volodymyr Zelensky é o nome deste homem divertido, inteligente e de bom gosto. O seu currículo, perfil e tipo de humor assemelham-se muito àqueles dos “Gato Fedorento” e hoje reconhecido a Ricardo Araújo Pereira. A primeira volta das eleições presidenciais ucranianas foi confortavelmente vencida por este comediante, o que espantou a Europa e os Estados Unidos.
Para terem uma ideia definida do que se passou, basta revermos os resultados deste passado fim de semana: Volodymyr Zelensky 30%, Petro Poroshenko 17% e Yulia Tymoshienko, a antiga primeira ministra de tranças louras que Poroshenko apeara, 14%.
Moral da história: A segunda volta pode confirmar, naturalmente, uma grande e inesperada surpresa que esta primeira volta deixa antever. Depois, vamos ter aí os “analistas” e “comentadores” a dizerem que ganhou mais um populista, o que desta vez parece não ser bem o caso.
Nós podíamos fazer uma experiência: agarrar num “lesado do BES” chamado Ricardo Araújo Pereira e pô-lo a ganhar as eleições legislativas à frente dum grupo de “gente que sabe estar”. O Marcelo, que o deixem em paz e o deixem ficar. Agora para o Governo, Araújo Pereira ao poder, já! Pior do que estamos não podíamos ficar. E este era capaz de não levar a família com ele, julgo eu.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger 500 said...

Boa. Só que, primeiro, tem que fundar um partido. Em alternativa, esperar pelo fim do 2.º mandato de Marcelo e candidatar-se a PR.

12 de abril de 2019 às 18:18  
Blogger Bmonteiro said...

Como palhaço, em pouco destoa de outros. Barroso ou Sócrates, Vale?

13 de abril de 2019 às 21:30  
Blogger Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... said...

é um zero que nem um voto mais trouxe ao livre com o seu apoio logo nem votos do tino de rans teria

19 de abril de 2019 às 17:46  
Blogger Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... said...

logo não podíamos pegar num gajo com fé no es que deixou lá o guito

19 de abril de 2019 às 18:16  
Blogger Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... said...

os pequenos partidos têm sempre pouca expressão ver o tino de rans que nem 5% conseguiu

19 de abril de 2019 às 18:18  

Enviar um comentário

<< Home