12.3.20

Nem tudo está perdido…

Por C. B. Esperança

A disponibilização de centenas de médicos reformados para reforçarem os cuidados de saúde, cujos recursos se tornaram ainda mais escassos nesta situação de emergência, é um ato de grande generosidade e humanismo.
Quando os estudantes da Universidade, fechada para evitar situações de contágio com o coronavírus, superlotaram as discotecas, e numerosas pessoas, contrariando autoridades de saúde, se aproveitaram do Sol de março para uma ida à praia, julgamos que o País é habitado por loucos.
Mas, quando médicos reformados, idosos e mais vulneráveis, renunciam ao descanso e aceitam correr alguns riscos para fazerem o que sempre foi a sua profissão, cuidar dos doentes, é justo acreditar que o humanismo e a solidariedade os habitam.
Há nesta disponibilidade uma grandeza ética e um sentido de dever que enternece quem julgava que só o dinheiro e o poder comandam a vida. Os médicos que renunciaram ao merecido descanso, depois de uma vida de trabalho, para ajudarem os que se encontram em plena atividade, dão uma lição de grandeza ética que seria injusto ignorar.
É ocioso acrescentar encómios. Os atos definem quem os pratica.
Sei também de enfermeiros que já se ofereceram para os Centros de Saúde e Hospitais, apesar de a Bastonária, contrariamente ao dos médicos, se esquecer do apelo que devia.

Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger Rosinda said...

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros fez exatamente o mesmo apelo aos enfermeiros e estes responderam em massa.

12 de março de 2020 às 11:00  
Blogger Carlos Esperança said...

Rosinda:

Que os enfermeiros se ofereceram, refiro-o no texto, mas não vi onde e quando a bastonária da OE fez idêntico apelo.

Pode informar os leitores? Obrigado.

12 de março de 2020 às 16:10  
Blogger Rosinda said...

https://www.facebook.com/ordemenfermeiros/videos/246414859859566/
https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/ordem-oferece-colabora%C3%A7%C3%A3o-no-refor%C3%A7o-%C3%A0s-linhas-de-apoio-ao-covid-19/
Para além disso enviou um e-mail e uma sms a cada um dos enfermeiros registados apelando à contribuição de cada um.

12 de março de 2020 às 23:00  
Blogger Carlos Esperança said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 de março de 2020 às 15:48  
Blogger Carlos Esperança said...

Obrigado pela resposta, mas o conteúdo não está disponível e um enfermeiro meu conhecido, que se ofereceu, não tinha recebido, quando escrevi o texto, qualquer sms. Todavia, se o fez, é merecedora de elogio.

13 de março de 2020 às 15:49  
Blogger Rosinda said...

https://www.ordemenfermeiros.pt/noticias/conteudos/ordem-colabora-no-refor%C3%A7o-de-enfermeiros-para-a-linha-sns24/

13 de março de 2020 às 17:30  
Blogger opjj said...

V.Exª que eu leio com agrado apesar de nem sempre concordar, verifico que não se aguenta com comentários contrários aos seus e espeta-lhe com Comentário a eliminar.
Pelo que li bateu na bastonária dos enfermeiros. Cheira-me a politiquice.
Cumps.

13 de março de 2020 às 18:40  
Blogger Carlos Esperança said...

Senhor OPJJ:

O comentário que eliminei era meu. Fi-lo apenas para corrigir uma letra a mais numa palavra.

Nunca apago um comentário alheio nem tenho essa opção, como o Administrador lhe pode dizer. Se V- Ex-ª me conhecesse certamente não faria de mim um juízo ético, isto é, não me atribuiria um ato do que é capaz quem me acusa.

14 de março de 2020 às 09:06  
Blogger opjj said...

V.Exa lá meteu a foice de que o outro ( eu ) o faria. Qq um tem sempre a opção de ignorar que é um bom remédio.
Sempre admirei quem escreve bem.
Cumps

14 de março de 2020 às 10:02  
Blogger Carlos Esperança said...

Retribuo os cumprimentos e agradeço que seja meu leitor.

De futuro, quando vir um comentário apagado, num texto meu, garanto a V. Ex.ª, sr. OPJJ, que é meu e se destina a ser substituído por outro onde a ortografia seja respeitada.

Será, pois, para corrigir uma gralha ou uma eventual prevaricação ortográfica.

14 de março de 2020 às 13:58  

Enviar um comentário

<< Home