18.5.20

No "Correio de Lagos" de Abr 20

Este país não é para velhos - (*)
I — HÁ UNS ANOS, Miguel Esteves Cardoso, numa das suas saborosas crónicas, comentava o facto de os portugueses gastarem tanto tempo a NÃO LER, referindo-se àqueles que dizem que é assim porque “não têm tempo”, mesmo quando tempo é coisa que não lhes falta. Ao escrever isso, MEC talvez estivesse a pensar na Inglaterra, que conhece bem, e que se caracterizava por estar cheia de gente a ler livros e jornais — nomeadamente nos transportes públicos — ao contrário do que por cá sucedia, fosse em que circunstâncias fosse.
Pois bem, “tempo para ler” é coisa que agora não escasseia, e muito menos sugestões de obras relacionadas com o drama que vivemos; e como o tema incontornável é o Coronavírus, não podem deixar de vir à colação as que abordam aquilo que, dantes, mais se lhe assemelhava: a PESTE. 
Nessa linha, e para referir apenas três clássicos, aí temos o “Decameron” (de Boccaccio), “A Máscara da Morte Vermelha” (de Poe) e, claro, “A Peste” (de Camus); no entanto, o “Ensaio Sobre a Cegueira” (de Saramago) e “O Amor em Tempos de Cólera” (de Garcia Marquez) também não ficam mal no rol, para já não falar n’ “A Ameaça de Andrómeda”, de Michael Crichton, cuja “personagem principal” é, precisamente, um vírus de origem desconhecida. 
Obviamente, muitas outras obras se poderiam aqui citar, com diferentes níveis de qualidade e verosimilhança, mas permitam-me que refira uma que, talvez por não ser de ficção, é extremamente certeira: trata-se de “O Gene Egoísta”, de R. Dawkins, que expõe uma verdade incómoda: todos os seres vivos (sejam eles animais ou plantas, bactérias ou seres humanos) têm, como primeira prioridade, a sua sobrevivência, o que os leva, em caso de perigo iminente, a passar por cima de tudo e de todos, num exercício cego de «cada um por si», que despreza a lógica e a solidariedade, numa pulsão a que não escapam, sequer, os seres mais racionais das sociedades desenvolvidas.
Claro que, relacionados com o EGOÍSMO, há o MEDO e o PÂNICO, mas trata-se de mecanismos biológicos de sobrevivência, ancestrais e automáticos, que permitem a segregação da adrenalina necessária para a luta ou a fuga — e é por isso que são tão ineficazes os apelos de “Tenham calma!” quando dirigidos a quem está a ser confrontado com um perigo desconhecido e invisível, como sucede com o que, por estes dias, nos atormenta.

.
II — ENTRETANTO, por esse mundo fora, quase todos os responsáveis políticos foram “apanhados com as calças na mão”, reagindo tarde e mal, mas, mesmo assim, melhor do que aqueles que preferiram comportar-se como a avestruz, ficando estes ao abrigo de qualquer comentário, por manifesta escassez de adjectivos apropriados. Mas os ”simplesmente distraídos” também não têm desculpa, pois não faltaram, nos últimos tempos, avisos bem fundamentados acerca do que aí podia vir, de que se destacou, pela sua clareza e impacto mediático, a proclamação de Bill Gates em 2015, em que ele previu, com uma lucidez que hoje nos faz arrepiar, TUDO o que agora está a acontecer. De facto, numa sua “TED Talk” (disponível no YouTube), está lá TUDO: TUDO aquilo que hoje nos apoquenta foi lá dito, previsto e explicado em todos os seus aspectos: o vírus-assassino, a sua rápida propagação (global e exponencial), os meios de o combater, a indispensável prevenção local e colaboração internacional, os custos em dinheiro e em vidas (do que se fizer e do que não se fizer)... tendo sempre, como pano de fundo, a proverbial incapacidade de previsão e incompetência dos políticos incapazes de perceber a realidade, mesmo quando o inimigo, tal como no conto de Poe que atrás refiro, já lhes entrou em casa.
.
(*) – Título de um romance de Cormac McCarthy, adaptado ao cinema pelos irmãos Coen.
-
No “Correio de Lagos” de Abril 2020

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Um texto fantástico!Obrigada pela indicação das obras literárias Esperemos que tudo isto passe depressa.

19 de maio de 2020 às 12:33  
Blogger José Batista said...

Muito bem, CMR.
Devia escrever mais.
Abraço.
JB

19 de maio de 2020 às 22:17  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Obrigado!
Grande abraço

20 de maio de 2020 às 09:32  

Enviar um comentário

<< Home