13.11.20

O SANTO DA INTERNET

Por Joaquim Letria

O Papa Francisco beatificou, no dia 10 de Outubro, um jovem de 15 anos que era um herói da Internet e das redes sociais. Daqui a algum tempo esse jovem poderá ser canonizado e transformar-se no primeiro santo da era digital.

Carlo Acutis, um jovem de 15 anos que morreu subitamente duma meningite fatal, usava calças de ganga, vestia fatos de treino, calçava ténis Nike, dançava e cantava, passava horas na Internet e adorava jogar Playstation. Carlo nascera em 1991 e cedo se serviu da internet para espalhar a Palavra e procurar dilatar a Fé, segundo diz a Santa Sé.

O Papa Francisco com esta sua escolha e gesto quer demonstrar que a santidade não existe circunscrita aos consagrados, padres, freiras, enclausurados. Chamar santo a alguém é reconhecer a sua bondade, predisposição para o bem e o seu modelo de vida como alguém em carne e osso.

Os santos de hoje riem, cantam, dançam, andam por aí normalmente, guiam carros ou andam de transportes públicos, comem, dormem, trabalham, são pais, mães, apaixonam-se, beijam quem amam e fazem amor. Afinal de contas, segundo Francisco ao beatificar Carlo, a santidade está ao alcance de todos, desde que lutem contra as forças do mal e resistam àquilo que nos divide, que nos separa e origina o que não é bom.

Depois disto tenho de reconhecer que no Facebook, no Instagram, no Google, no Twitter e nas outras redes sociais não há só aquelas almas penadas e maldosas de que tantos de nós fogem e evitam. E temos ainda que ficar preparados para ver num altar um santo de “jeans”, sapatos de ténis e fato de treino. A vida move-se com extrema rapidez. Não há a mínima dúvida…

Publicado no Minho Digital

Etiquetas: