22.1.21

PORTUGAL A PRESIDIR À EUROPA

Por Joaquim Letria

Portugal assumiu a presidência europeia no passado dia 1 de Janeiro. Brexit resolvido e bloqueio húngaro e polaco ultrapassado, a presidência portuguesa herdou o arranque do Quadro Financeiro Plurianual (2021-27).

A vacinação já foi aprovada como parte central da agenda da presidência portuguesa. ”Assumir uma vacinação justa e uma eficácia  global e comprovada, será a grande prioridade europeia neste próximo semestre", conforme sintetizou o primeiro ministro Costa.

As reuniões sectoriais dos ministros dos 27 estão a ser preparadas tendo em atenção a sua realização presencial embora tudo esteja preparado para caso o COVID assim obrigue se possam fazer por vídeo conferência .

A presidência alemã que precedeu a portuguesa foi muito condicionada por restrições desse tipo, assim como a própria passagem de testemunho foi ensombrada por esse factor. Em comparação com a Alemanha, Portugal tem hoje mais do dobro de casos e de mortes por milhão de habitantes.

Costa definiu outras prioridades a somar às referidas. A recuperação económica, os direitos sociais, e o reforço da autonomia estratégica. A Europa deve apresentar-se aberta ao mundo e Portugal deve ser uma plataforma giratória de articulação com outros continentes e aprofundar as relações com África, com o Indo-Pacífico, especialmente a Índia, e as ligações transatlânticas, em especial com as Américas sem descurar também as migrações.

Biden tomará posse a 20 de Janeiro, três semanas depois de Portugal assumir o semestre europeu, mas se essa coincidência der origem a uma cimeira EU-EUA, esta deverá acontecer em Bruxelas sob a égide de Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

Publicado no Minho Digital


Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bmonteiro said...

«Assumir uma vacinação justa»
Na linha dos equipamentos do ensino à distância, nao é?
Words, words words... a mentira que alimenta o mito.

22 de janeiro de 2021 às 21:53  

Enviar um comentário

<< Home