5.11.21

A CONSCIÊNCIA DA VERGONHA

Por Joaquim Letria

Quando foi da Guerra do Golfo prepararam-nos o horror. Não deixámos de visitar emires decadentes mas frequentáveis e, sobretudo, ”politicamente correctos”.

O nosso confortável mundo mostrou-se primeiramente irritado: Bush chegou a interromper uma partida de golfe em pleno Agosto, Mitterrand saltitou de conferência de Imprensa em conferência de Imprensa, e depois ofereceram-nos o grande espectáculo dos F40, dos mísseis SCUD e Patriot mais os jaguares. Ofereceram-nos biliões de dólares para salvarmos biliões de dólares. A vergonha não chegou a cobrir-nos nem quando vimos a verdade da Estrada da Morte e os horrores de Bassrah.

Agora a África quanto pesa ela? Que representa este Continente no Peso Bruto do Produto Mundial? Não mais do que um por cento, nada que se não possa suportar.

Quando a comunidade internacional não tem dinheiro nem vontade política, resta-nos esta emoção, esta consciência, esta vergonha perante as imagens que nos obrigam a agir gratuitamente, tardiamente com alguma vergonha.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas: