31.10.21

No "Correio de Lagos" de Out 21


EM MEADOS
de Julho, a página “Lagos, a Minha Cidade” (que conta com mais de 22 mil membros!), foi agitada por um ‘post’ de uma turista espanhola que se queixava de uma invasão de algas na Praia da Batata (onde, segundo dizia, vinha todos os anos, de há 25 a esta parte), e pedia que a CML fizesse a necessária remoção — o que, por sinal é o que sucede por esse mundo fora onde o fenómeno é comum.

Mas ah!, o que ela foi fazer! Como era de esperar, despertou o “sentimento aldeão” de alguns lacobrigenses, os quais, sem perceberem que “só se critica aquilo de que se gosta”, lhe atiraram com comentários soezes como «Porque não pegas numa pá e limpas tu? / Se não gostas, vai para a tua terra! / Essas algas são valiosas, boas para estrume, e algumas até se comem!» — e por aí fora, incluindo um «Vay a la mierda!» de refinado bom gosto.
Entretanto, a infestação propagou-se (e em toda a extensão) à praia de D. Ana (onde, repetindo-se dois meses depois, atingiu, junto ao inenarrável paredão que a separa do Pinhão, uma espessura de 40 cm), e, no dia de fecho desta página, também abrange largas centenas de metros da Meia-Praia, do lado da Ribeira de Bensafrim, onde chega a ter mais de meio metro de altura!
O assunto das algas invasoras no Algarve (pois é disso que se trata) foi, em Agosto, detalhadamente abordado no “Expresso”, com uma referência aos casos em que essas algas proliferam quando, por perto, há ETARs que não funcionam devidamente.
.
E por aqui nos ficamos, pois certamente há quem saiba tudo sobre o assunto e, de caminho, no possa explicar (sem tergiversações) porque é que as praias da Batata e do Camilo perderam a Bandeira Azul em 2020.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Bmonteiro said...

Extraordinária edicária regimental democrata.
Ele é o Ministrão Ambiente Voz Grossa, o herói da saga do prédio Coutinho,
Ele há-de ser um seu qq secretário do estado a que vai chegando este Estado,
Ele é ou são os Autarcas Excelentíssimos,
e a carência de deputados algarvios meio andaluzes, falta de vereadores e assessores fornecidos pelo Partido do Centro Democrático.
A bem do Regime.

31 de outubro de 2021 às 20:40  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Se calhar, não é por acaso que estas algas aparecem de um lado e do outro da foz da ribeira de Bensafrim.
Dizem as "más línguas" que a ETAR existente a montante funciona defeituosamente, fazendo aqui chegar "material alimentar" que leva à referida proliferação.
Além disso, a degradação da qualidade da água de praias próximas já levou à perda de Bandeiras Azuis, e até ao seu encerramento temporário.
.
Aqui na terra não se vê NINGUÉM a abordar o problema seriamente, pelo menos em público, tendo o assunto estado completamente ausente da campanha eleitoral de Setembro.

1 de novembro de 2021 às 11:22  

Enviar um comentário

<< Home