18.5.05

Uma crónica original

Texto (no mínimo...) polémico, de José Júdice, no jornal «metro» de hoje

Sendo o tamanho da letra muito pequeno, não consegui fazer o «OCR» deste texto para o afixar aqui - e bem merecia.

No entanto, poderá ser lido clicando na imagem, fazendo o «save as...» e depois abrindo-a.

Também posso enviar o ficheiro a quem mo pedir, mas é muito grande.

--

Carta enviada para «Cartas ao Director» do jornal «metro»:

À laia de «direito-de-resposta»

MUITOS ainda estarão lembrados do apoio que Basílo Horta (destacado dirigente do CDS) deu, em tempos, à candidatura de Jorge Sampaio.

No meio de muitas explicações para tão bizarra atitude sobressaiu a seguinte, que ainda hoje parece a melhor de todas:

Nessa época, andando a sua popularidade muito por baixo, Basílio ter-se-á apercebido de que nada mudaria esse sombrio panorama se se limitasse a defender a direita e a atacar a esquerda.

Assim, resolveu fazer tudo ao contrário, numa atitude «que não lembraria ao Diabo», mas que lhe valeu de imediato ser figura de primeira página - a tal ponto que ainda hoje nos recordamos da rábula!

Noutro plano, e no que aos cronistas respeita: quem se interessaria muito por um texto no qual, entre outras banalidades, se exprimissem votos para a melhoria do trânsito, se defendesse o combate ao crime ou se apelasse à preservação da Amazónia? Pouca gente, claro.

E que tal defender exactamente o oposto? Bem... aí, talvez fosse diferente!

Ora, julgo que foi recorrendo a um raciocínio semelhante que José Júdice, na sua crónica de quarta-feira, resolveu desdramatizar, minimizar e relativizar aquilo que todos conhecem como «o escândalo dos sobreiros».

Por sinal, e como se sabe, o que está em causa é MUITO (mas MUITO!) mais do que a morte de alguns milhares de árvores - mas isso, infelizmente, não vem referido na crónica, porventura por falta de espaço...

CMR