9.8.05

Estudos para não decidir

Martim Avillez Figueiredo (*)

não é a contabilização da área ardida que impressiona, nem as palavras vagas de António Costa explicando que espera conclusões de novo estudo para decidir a forma de combater os incêndios em Portugal. O que impressiona são os milhares de estudos que se produzem ano após ano em Portugal, e aquilo que os políticos fazem com eles.

Repare-se: o estudo que António Costa diz aguardar não é seguramente menos competente do que aquele que Daniel Sanchez, anterior ministro da administração interna, anunciou em conferência de imprensa numa dessas noites quentes que também deflagraram durante o legado de Santana Lopes. Onde está esse estudo? Seria preciso nova análise? A resposta óbvia, e não política, é um “claro que não”. Mas a verdade é que os estudos se multiplicam, perdendo-se depois nas gavetas ministeriais. Parece frase panfletária, mas os factos impressionam.

A localização do novo aeroporto na Ota, e a urgência da sua construção, foram sugeridas num estudo que data do tempo de Marcelo Caetano! A construção da rede de comboios de alta velocidade, que Mário Lino insiste em levar em frente com base em relatórios de especialistas, foi moderada depois do anterior ministro das Obras Públicas, António Mexia, ter lido as conclusões de um desses estudos igualmente elaborado por especialistas. Confusos?

Michael Oakeshott, um dos mais brilhantes pensadores políticos britânicos, recusou sempre a vida política, explicando que preferia estar do lado daqueles que produzem relatórios sobre os quais os políticos devem, depois, tomar decisões. Para Oakeshott, era mesmo importante que o processo de decisão política respeitasse essa regra: de um lado os especialistas – que apontam vários caminhos – e do outro os políticos – que optam por seguir um e não o outro. Ou seja, os especialistas estudam e os políticos decidem.

António Costa, portanto, pode pedir estudos – o problema é que, olhando a história nacional, se percebe que os estudos servem apenas para que não se tomem decisões. O plano de Sanchez para combater os incêndios tem nove meses, pouco mais. Costa, pedindo um novo relatório, quer apenas ganhar tempo para não decidir – basta apenas que as conclusões do estudo se demorem até ao Outono. José Sócrates está de férias, mas era bom que voltasse para aplicar as decisões que António Costa adia. Mesmo que, para isso, tivesse de resgatar da gaveta o estudo de Santana Lopes.
--

(*) Director do «Diário Económico»

Este texto, o «Editorial» de 8 Ago 05, é aqui publicado com autorização do autor

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns. Aqui está um texto certeiro.

Gorjão

9 de agosto de 2005 às 19:46  
Anonymous Anónimo said...

O Pacheco Pereira "não larga o osso"!
Mas faz ele muito bem, e desta vez, precisamente com uma pequena ajuda do «Diário Económico»:
***

Actualizado NUMA BLOGOSFERA, PERTO DE SI com a lista que já vai em sessenta e sete blogues perguntadores e ainda há mais. Helena Garrido, no Diário Económico de hoje, rompeu a cortina de silêncio da comunicação social sobre este apelo, escrevendo:"esperemos que agora, com a Blogosfera e os jornais, se tenha mais sucesso que no passado quando a imprensa tanto criticou a onda dos estádios de futebol". Esperemos.
---
NUMA BLOGOSFERA, PERTO DE SI

Sessenta e sete blogues

Bloguítica. Blasfémias , Ciberjus , Von Freud , Grande Loja do Queijo Limiano, [ai-dia], A destreza das dúvidas , crackdown, ContraFactos & Argumentos , ' A Esquina do Rio , Almocreve das Petas, Um prego no sapato, ...bl-g- -x-st-, sorumbático, Portuense, ABnose, Portugal dos Pequeninos, Teoria da Suspiração, A Baixa do Porto, Minha Rica Casinha, Sombra ao Sol, Insustentável, Insustentável Leveza, Virtualidades , Blogdamarta, Adufe, Tela Abstracta, opinar, Abnegado, Cabo Raso, Bateria da Vitória, Foz, Tempo Suspenso, Galo Verde, Navio Negreiro, Entre Pedras, Palavras, Viver Bem na Alta de Lisboa, Faz Tudo, SEDE, Observador Cosmico, Nortadas, Piano, primadesblog, Pura Economia, Impertinencias, Nova Floresta, Acid Junk Food, Prova dos Nove, Quinta do sargaçal, O cacique, Cuidado de Si, My Guide to your Galaxy, Ideias Dispersas, Gatochy's blog, Congeminar, Verão Verde, Forum Comunitário, Ma-Schamba, Ecletico, Miniscente, o careto, iuris, 19 Meses Depois, o caricas, Lendas & Etcetera, A Arte da Fuga, Luminescências,
e um jornal digital, o Portugal Diário

leram isto



"Respeito muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de soluções."
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-05)

e correspondendo ao apelo do senhor Ministro fizeram o pedido, exigência bem educada,

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

e receberam a resposta:

NÃO.
PELO MENOS PARA JÁ, ATÉ QUE O GOVERNO FAÇA O SEU ESTUDO, VISTO QUE AINDA NÃO FEZ NENHUM, APESAR DE JÁ TER DECIDIDO TUDO.

9 de agosto de 2005 às 20:38  
Anonymous Anónimo said...

Seja qual for o problema em causa, a resposta mais fequente é que «o assunto está a ser pensado, o assunto está a ser estudado».

E isso, se alguém se dignar responder - o que na maior parte das vezes nem sucede!

De qq forma, ainda bem que somos um povo de "pensadores" e "estudiosos"...

C.E.

9 de agosto de 2005 às 22:42  

Enviar um comentário

<< Home