11.9.05

A CABOVISÃO e o Choque Tecnológico

ESTOU em Lagos, no Algarve (não na Nigéria - explicação que é importante, como se verá), na casa onde o meu filho está a morar.

Pretendendo ele ter Internet, optou pela Cabovisão/Netvisão, de que já foi cliente há 3 anos.
Ora, tendo um PC e um «iBook G4»-Mac, teve o cuidado de perguntar, antecipadamente, se lhe podiam ligar os dois.

«Em princípio, não tem problema...».

Fez muito bem o interlocutor em incluir, na frase, esse tão português «em princípio» dado que, depois de instalada a TV, o telefone e a Internet no PC, o técnico informou, desolado, que não a sabia instalar num Mac!

E adiantou, numa curiosa afirmação que fez questão de repetir várias vezes - para que não restassem quaisquer dúvidas sobre as capacidades da empresa:

«E em todo o Algarve não há ninguém que saiba!»
--
(Mas, agora, no Algarve já há quem saiba... - como se pode ver em Comentários)

9 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Mas a história não acabou aqui...

O técnico configurou o e-mail e, quando pedimos para o experimentar, disse que demoraria algumas horas a activar.

Acreditámos.

Ao fim de 24h, o mail começou a funcionar, mas apenas para receber.

Quanto a enviar... NADA.

Ligámos então para o Apoio Técnico.
Pelo telefone, disseram-nos que o mail deveria ter ficado activo LOGO ontem. Essa história de "esperar umas horas para activar" não era verdade!

Depois de verificada, telefonicamente, a configuração feita, constatou-se que faltara activar uma opção de "autenticação".

Um serviço 5 Estrelas, sim senhor!

11 de setembro de 2005 às 16:48  
Anonymous Anónimo said...

Bom! Mas o Mac ficou a funcionar ou não?

Eu uso Linux e, claro, eles nunca sabem pôr a funcionar mas é normalmente muito simples.

Sendo o Mac baseado no Linux e supostamente ainda mais simples de configurar qual é que será o problema?

Normalmente os equipamentos que têm drivers do MS Windows também têm do MacOS X.

Até mais.

11 de setembro de 2005 às 17:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Mário da Silva,

Não, amigo. O Mac não ficou a funcionar...

Curiosamente, já em Lisboa o meu filho tinha tentado ligar o Mac dele ao meu modem da Netcabo.

Não conseguimos. Ligámos para o apoio técnico, de onde NINGUÉM foi capaz de nos dizer como o configurar!
Apenas souberam dizer que «em geral, basta ligar o cabo, que o computador reconhece logo tudo e mais alguma coisa» - exactamente o mesmo que nos disse o homem da Netvisão.

Mas ficámos pelo «EM GERAL»...

--
Faz-se a ligação, arranca-se o Explorer, e aparece sempre uma mensagem a dizer que não reconhece o servidor.

Logo à noite tentamos com mais calma.

11 de setembro de 2005 às 17:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pronto!

Depois de muito marrar no HELP do Mac, este "Comentario" já é feito com ele.

Assim, neste momento, e a crer no que diz o outro, eu sou a única pessoa no Algarve que sabe fazer esta porcaria...

11 de setembro de 2005 às 19:43  
Anonymous Anónimo said...

É só para dizer ao Sr. Mário da Silva que o Mac não é baseado em linux.

12 de setembro de 2005 às 15:45  
Anonymous Anónimo said...

Nas preferências do sisteman escolha "Rede" e depois seleccionea opção Ethernet e clique em configurar.
no separador "TCP/IP" no menu do IPv4 a opção DHCP
pode ser preciso depois clicar em "Renovar Concessão de DHCP", mas é tudo. só falta clicar em "Aplicar Agora".
isto para sistemas MacOS X e em português, claro.

Tive Cabovisão há dois anos e também tive dificuldades na altura.

nota: com a Netcabo procede-se do mesmo modo

12 de setembro de 2005 às 21:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Perfeito!

12 de setembro de 2005 às 22:39  
Anonymous Anónimo said...

Pois, para quem quiser saber, o mac é baseado em UNIX e não em Linux.
A configuração do mac ainda é mais simples que para PC. Quase basta ligar o cabo ethernet e pouco mais. Por acaso, até acho que no CD de instalação da Netcabo, se procurarem bem, vem lá um documento PDF a explicar a configuração para mac...
Macs ao poder!!! :D

14 de setembro de 2005 às 09:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Esquilo,

«Quase basta ligar o cabo ethernet e pouco mais».

Pois é, amigo.
O problema é esse "quase" e esse "pouco mais".
O que sucede é que se liga o cabo ethernet mas depois é preciso inserir os dados da conta, do e-mail, etc.
A dificuldade aparece aí, pois dá ERRO e mais ERRO até se descobrir o caminho certo.
(Acabei por conseguir, mas foi após muitas tentativas).

Refere a Netcabo (que, de facto, fornece 1 CD - aliás, 2);
É verdade, mas a Netvisão (que é o que está em causa neste "post") não fornece nada. Instala (mal e porcamente, como atrás digo) e vai-se embora!

O mínimo que se pede a estas duas empresas é que saibam configurar Macs!

14 de setembro de 2005 às 10:52  

Enviar um comentário

<< Home