9.9.05

«A cadeira perneta» ou «A falácia do marceneiro»

QUANDO alguém faz uma crítica ouve, com frequência, o criticado retorquir, agastado: «Porque é que você não faz melhor?» - trata-se daquilo a que talvez se possa chamar «A falácia do marceneiro»:

Imagine-se que, ao receber uma cadeira que encomendou, o cliente descobre que ela tem uma perna a menos. Reclama, e o marceneiro responde-lhe, irritado: «Criticar é fácil! Porque é que você não faz melhor?».

Mas a resposta é simples: não faz melhor nem pior, porque quem tem de fazer cadeiras decentes é o marceneiro, que é pago para isso - e não o freguês. A este, compete pagar e utilizar o objecto - como, onde e quando lhe aprouver.

Quanto a rejeitar uma cadeira com uma perna a menos... qualquer atrasadinho-da-cabeça é capaz disso - ou não é?

3 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Este texto foi escrito porque, em certos "fora" em que se discutem os candidatos presidenciais e autárquicos, aparecem por vezes indivíduos a reclamar:

«Porque é que vocês dizem mal dos políticos e não se candidatam?».

Bem, é que "eles" é que são os vendedores do produto (e também o próprio produto...).

Nós somos os clientes que (mesmo contra vontade...) os pagamos.

Quem tem de fazer boa política são os políticos, não são os eleitores que votam neles.

9 de setembro de 2005 às 17:18  
Anonymous Anónimo said...

De facto ouve-se muitas vezes essa resposta, que é estúpida e muito irritante.

A comparação também podia ser feita com um cozinheiro que deixa estragar a comida e que dá essa resposta quando o cliente manda vir o livro-de-reclamações!

E.R.R

9 de setembro de 2005 às 19:52  
Anonymous Anónimo said...

E normalmente essa reacção às críticas inclui uma declaração solene:

«Ora! Criticar é fácil!»

e os parceiros de desgraças completam, com ar de quem descobriu a verdade-suprema:

«Fazer... é que é difícil!»

9 de setembro de 2005 às 20:57  

Enviar um comentário

<< Home