25.10.05

Méééé....

EM «Comentário-1» está mais uma daqueles velhos «problemas de venda de ovelhas» que, de vez em quando, nos caem em cima para ficarmos com a cabeça em água...

(Imagem: www.caryandassociates.com/mkt/memos/img/pig.gif)

3 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A VENDA DE OVELHAS

Há já muitos anos (claro), vivia em Portugal um bom e velho pastor que tinha três filhos. Um dia, enquanto conversava com o dono do rebanho que diariamente apascentava, orgulhosamente afirmou que os seus filhos eram dotados de uma altíssima inteligência e de um raro poder imaginativo.
O patrão, invejoso e implicante, irritou-se ao ouvir o pastor elogiar o talento dos jovens e mandou chamar à sua presença os três rapazes, para apurar da sua alegada inteligência. As suas palavras foram as seguintes:
- Estão aqui 90 ovelhas que vocês deverão vender na feira de gado que se realizará no próximo sábado. Luís, que é o mais velho levará 50; João levará 30 e Pedro, o mais novo será encarregado de vender as 10 restantes. Mas tomem atenção: Terão que vender todas as ovelhas! O Luís terá que vender 50 ovelhas, o João 30 e o Pedro as 10 restantes. Pelo preço que o Luís vender as suas ovelhas, deverão os outros negociar as suas, isto é, se o Luís decidir vender a 1.000 escudos por ovelha, será esse o preço pelo qual João e Pedro deverão vender as que levam. Façam a venda de modo a que apurem, no final, QUANTIAS IGUAIS e que não reste alguma ovelha por vender. Reparem bem: não quero que voltem com uma ovelha que seja e quero que estas me rendam algum dinheiro!
Aquele problema, assim posto, afigurava-se absurdo e disparatado.
Como resolvê-lo? As ovelhas, segundo a condição imposta pelo dono, deviam ser vendidas pelo mesmo preço. Ora, nessas condições, é claro que a venda de 50 ovelhas devia render muito mais que a venda de 30 ou de 10 apenas. Como os rapazes não encontrassem a forma de resolver o caso, foram consultar o velho e sábio médico da aldeia sobre o problema.
O velho médico, depois de encher várias folhas de números, fórmulas e equações, concluiu:
- Rapazes! Este problema é de uma simplicidade cristalina. Vendam as noventa ovelhas, conforme o dono ordenou e chegarão, sem erro, ao resultado que ele mesmo determinou!
No sábado seguinte, os três irmãos foram à feira de gado e venderam todas as ovelhas, isto é, Luís vendeu 50, João vendeu 30 e o Pedro vendeu 10. O preço foi sempre o mesmo e, no fim, todos eles apuraram a mesma quantia. COMO?

--
NOTA: O preço de cada ovelha e o resultado apurado por cada irmão deve ser maior que 0 (vender por 0 é dar e isso não está previsto no enunciado). Por outro lado, não se considera uma venda entre os irmãos como válida: os irmãos não devem voltar com uma ovelha que seja.

25 de outubro de 2005 às 09:03  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bem... Não podem VENDER uns aos outros.
Mas, se calhar, poderão DAR ou EMPRESTAR

25 de outubro de 2005 às 09:05  
Anonymous Anónimo said...

Se podem dar, basta o Luís dar 20 ovelhas ao Pedro para todos ficarem com trinta e então o resultado da venda ser igual.
JC

25 de outubro de 2005 às 10:00  

Enviar um comentário

<< Home