9.11.05

Portugal em erosão acelerada

Repare-se como, neste mapa espanhol, é referido o nosso país...

ENTRE os graves problemas que afectam a costa portuguesa, há dois que me preocupam especialmente (e que, por vezes, até estão relacionados):

Um deles é a construção desenfreada, quer a clandestina quer a que resulta de direitos- adquiridos (curiosa noção que é válida para a perpetração de crimes urbanísticos mas já não o é quando estão em causa "privilégios" de quem trabalha...)

Outro é a erosão costeira, com o consequente avanço do mar.

E este segundo caso até é mais grave, pois "basta fazer as contas" para se ver quando é que Portugal (ou antes, a Ibéria Atlântica...) desaparece de vez - ficando a Península reduzida a Espanha-propriamente-dita que, por ser maior, ainda vai aguentar mais algum tempito.

Por isso, foi com cepticismo que hoje vi, em destaque no "DN", o seguinte título:

Portugal vai crescer 1,4% em 2006

NOTA: Consumou-se a venda de uma boa parte da TVI aos espanhóis, que em breve comprarão mais uma boa fatia. Como diz o outro: "Isto anda tudo ligado..."

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não se pode dizer que este mapa não refere nomes de países, pois Argélia e Marrocos figuram nele, e com os nomes bem escarrapachados.

Portugal+Espanha=Ibéria

E olé!!

9 de novembro de 2005 às 09:40  
Blogger Montenegro said...

O que acho ainda mais curioso é o facto de, do territorio espanhol, apenas uma pequena fatia de terreno da Andaluzia seja engolida pelo mar... o Norte de Espanha (mais esta parte do territorio espanhol, por também fazer costa com o oceano) não sofre nada, bem como a costa mediterranica de Espanha. Serei o unico a achar isto?

9 de novembro de 2005 às 15:11  
Anonymous Anónimo said...

...E quanto aos capitais da TVI, porquê tanto alarme com esta venda à Prisa? Então já se esqueceram de que a maioria dos capitais da Mediacapital já era de colombianos e luxemburgueses? Só uma parte minoritária era portuguesa (Pais do Amaral). O que agora aconteceu é que os colombianos venderam directamente uma parte aos espanhois, embora Amaral também cedido algum do seu. Simples.

10 de novembro de 2005 às 15:20  
Anonymous Anónimo said...

Norma,

Quanto à TVI:

Não é bem a mesma coisa vender ao estangeiro uma retrosaria, um jornal entre 1000 existentes, um canal de TV cabo com pouca audiência ou um órgão de comunicação social como a TVI - por muito bons que sejam os programas que nos prometam ou dêem.

A independência nacional também passa por aí.

C.E.

10 de novembro de 2005 às 15:52  

Enviar um comentário

<< Home