17.12.05

É pena...



EU COSTUMAVA visitar quase todos os dias o blogue «Bicho Carpinteiro» (que chegou até a ser aqui recomendado). E, mesmo quando passaram a ser em maior número os artigos com que não concordava do que os outros, eu continuava a ir até lá para participar nas discussões que, quase sempre, eram interessantes.

Ora, ontem, apercebi-me de que deixou de ser possível fazer comentários, pelo que os seus cinco autores ficaram - e por sua própria vontade - a falar sozinhos; na melhor das hipóteses, talvez falem uns com os outros...

Tratando-se de pessoas inteligentes, informadas e cultas, é pena que assim seja.

Mas há gostos para tudo...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

GENIAL!!

Em termos de sectarismo pró-Soares, esse blogue está ao nível do pobre Super-Mário.
Mas até agora tinha a vantagem de (ao contrário deste) permitir comentários.
Acabar com essa possibilidade não mostra grande perspicácia política.

Se, entre o 5 autores, estão pelo menos 2 "conselheiros" de Soares, está explicado porque é que o homem não "descola". Com pessoas assim a ajudar M.S., Cavaco nem precisa de fazer muito!

17 de dezembro de 2005 às 18:45  
Anonymous Anónimo said...

Eu ontem liguei para a SIC-N e fiquei a ouvir os comentários de um senhor (depois do debate Soares-Louçã). A certa altura, ele disse: «Quando Mário Soares for Presidente...»

Isso é que se chama "Comentário político"? Nem mesmo Cavaco fala assim, pois tem o cuidado de dizer sempre "Se".
Ouvi mais um pouco e depois mudei de canal.
É que até para se ser presumido é preciso ter jeito!

D.R.

17 de dezembro de 2005 às 18:51  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

D.R.,

Eu vi.

Esse esforçado senhor caiu na velha ratoeira do «wishful thinkink».

Sucede mais frequentemente aos adeptos (maluquinhos) da bola...

17 de dezembro de 2005 às 19:16  
Blogger cãorafeiro said...

durante algumas semanas escrevi comentários no bicho carpinteiro com uma certa regularidade.

logo das primeiras vezes que escrevi, critiquei um post da senhors joana amaral dias e qual não foi o meu espanto de constatar uma hora depois que o dito comentário tinha sido apagado. curiosamente, noutra caixa de comentários, tinha escrito um comentário que, pelo seu tom irónico poderia ser interpretado como um elogio à senhora amaral dias. esse não foi apagado.

quando constatei esse facto, escrevi um novo comentário a denunciar a situação e imediatamente choveram comentários de outras pessoas a queixarem-se do mesmo.

é preciso notar que embora as meu comentários possam por vezes ser mais duros, ou irónicos, nunca jamais utilizei nem na blogosfera nem em nenhum outros suporte uma linguagem que recorresse ao calão, e muito menos insultei ou difamei quem quer que fosse.

ainda assim, o blog valia a pena por um painel de comentadores mais ou menos «residentes» cuja pertinência dos respectivos argumentos suscitava animados debates.

a partir do momento em que os autores do dito blog começaram a perceber que as críticas mais cerrads vinham precisamente de pessoas de esquerda, e que argumentavam usando exemplos concretos, começaram a aparecer comentários anónimos especificamente dirigidos a esses comentadores. fui alvo de vários comentários anónimos ou sob pseudonimo de teor extremamente brejeiro, como por exemplo, invocando supostas reacções pavlovianas de defesa do candidato cavaco silva, sempre que eu criticava os autores do blog, e apesar de eu sistematicamente afirmar que sou apoiante da candidatura de manuel alegre.

a partir de certa altura começaram a aparecer comentários de teor machista em relação aos atributos físicos e intelectuais da senhora amaral dias. curiosamente esses nunca foram apagados...
chegou mesmo a aparecer um sujeito que assinava augusto e inseria uma foto do pinochet a fazer comentários de extrema-direita. trata-se de um neo-nazi com quem já me cruzei diversas vezes na blogosfera. curiosamente os seus comentários de teor racista nunca foram apagados...

entretanto alguns dos comentadores habituais começaram a deixar de escrever naquele espaço, foi aliás o caso do autor deste blog, cuja ausência não passou despercebida.

depois foi o golpe de teatro, com um artigo de bettencourt resendes a queixar-se da falta de educação e de civismo dos anónimos de direita. a solução mais sensata teria passado por modificar o sistema de acesso às caixas de comentários, exigindo o registo dos comentadores, situação que eu mesmo defendo.

não, em vez disso, acabaram com os comentários e apagaram todos os antigos comentários.

preferem falar só para convertidos, tudo bem, é um direito que lhes assiste. já não me parece tão correcto apelidar de hate mail, esquerda escondida, cavaquistas, etc, as pessoas que sendo de esquerda não dizem amen a todas as baboseiras que aqueles senhores resolvem debitar.

por mim, sendo de esquerda resta-me apenas lamentar a falta de fair play da parte de pessoas que representam aos olhos da sociedade portuguesa uma certa tradição de esquerda. não basta elogiar a diversidade da esquerda, há que ser-se coerente e respeitar na prática e com espírito democrático essa mesma diversidade.

17 de dezembro de 2005 às 19:30  

Enviar um comentário

<< Home