Aerodinâmica futebolística
O movimento da bola contra o ar (seta a encarnado) gera um efeito semelhante àquele que apareceria se ela estivesse apenas a rodar sobre si própria e se o ar fosse contra ela (setas a azul).
No caso que aqui se representa, o atrito da superfície da bola contra o ar faz com que este "abrande" do lado esquerdo e "acelere" do lado direito.
Bernoulli provou que, em casos como este, às velocidades mais baixas correspondem presões mais altas - e vice-versa.
Assim, a pressão do ar do lado esquerdo da bola é superior à do lado direito, pelo que ela, embora continue 'em frente', se desvia para a direita.
NOTA: É devido a esse fenómeno que é possível manter uma bola no cimo de um jacto e que dois navios, navegando lado-a-lado, podem ser empurrados um contra o outro. Neste segundo caso, a depressão aparece porque a água é acelerada no canal formado pelos cascos de ambos.
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E é também devido ao aumento de velocidade numa conduta que se estreita num venturi, que se fundamenta a medida de caudal (ou débito) de ar, a partir da medição directa das pressões de ar, antes (maior pressão, por menor velocidade) e no estreitamento da conduta (menor pressão, por maior velocidade), sendo importante que a superfície interna da conduta seja lisa, para efeitos de calibração.
http://en.wikipedia.org/wiki/Venturi_effect
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