Problema lógico (*)
UMA OVELHA encontra-se no meio de um campo rodeada por leões.
Cada leão pode comer a ovelha, mas cada um deles sabe que, se o fizer, ficará tão fraco e cansado que se tornará tão indefeso como a ovelha perante o ataque de qualquer outro leão, que o matará e comerá.
Todos os leões estão igualmente esfomeados e possuem a mesma capacidade física.
Todos são igualmente racionais e inteligentes, nenhum possui tendências suicidas, e todos se encontram à mesma distância da ovelha.
Será que algum terá jantar e sobreviverá?
Como? E porquê?
(*) Proposto por Rui Veleda
Cada leão pode comer a ovelha, mas cada um deles sabe que, se o fizer, ficará tão fraco e cansado que se tornará tão indefeso como a ovelha perante o ataque de qualquer outro leão, que o matará e comerá.
Todos os leões estão igualmente esfomeados e possuem a mesma capacidade física.
Todos são igualmente racionais e inteligentes, nenhum possui tendências suicidas, e todos se encontram à mesma distância da ovelha.
Será que algum terá jantar e sobreviverá?
Como? E porquê?
(*) Proposto por Rui Veleda
14 Comments:
Todos terão o seu jantar, porém só um sobreviverá.... . Seguindo a lógica do texto, o 1º come a ovelha, ficando fraco, será refeição para o 2º, que ficará fraco "and so on...",até que não restará mais do que um leão.
Não sei a resposta, mas não me parece ser essa, pois, se nenhum dos leões tem instintos suicidas, nenhum seria o primeiro a atacar a ovelha, uma vez que saberia que ia ser morto.
Para mim, a única hipótese era saltarem todos ao mesmo tempo para cima da ovelha, devorando-a e repartindo-a por todos os leões. Assim todos teriam a sua refeição e nenhum seria morto.
-.-
JoaoGSB
(Este comentário era o segundo, mas apaguei-o para o melhorar)
----
Anónimo,
Julgo que a resposta é outra:
No texto é dito que «cada um deles sabe que, se o fizer, ficará tão fraco e cansado que se tornará tão indefeso».
Ora, se «cada um sabe isso» e «não tem tendências suicidas» (como tb é dito), não vão avançar sem mais nem menos - excepto o primeiro de todos, o único que come (a ovelha) impunemente.
Ele «sabe» que a pode comer e que ninguém, a seguir, o vai atacar.
Não sei se percebi a solução. "...Excepto o primeiro de todos, o único que a come...". Neste caso, como diz o problema, ele ficaria tão fraco que seria comido pelos outros leões. Assim, como é isso possível?
O primeiro come a ovelha e fica indefeso perante os outros. Porém, se algum outro leão o atacar, ficará também ele indefeso para os que restam.
Se nenhum tiver tendencias suicidas como o primeiro, este terá tempo para, eventualmente, recuperar as forças e sair pelo seu próprio pé, enquanto os outros não se decidem a atacá-lo.
Se "NENHUM POSSUI TENDÊNCIAS SUICIDAS", o primeiro leão também não as pode ter, logo, não atacará primeiro
Não tem tendencias suicidas, mas se calhar resiste menos à fome. :P
Se nenhum atacar, a ovelha fica ali a pastar sossegada, os leões acabam por morrer à fome e acaba tudo bem. LOL
Como não são os leões que caçam, mas sim as leoas, acho que todos os leões vão morrer de fome.
Já agora acrescento que os leões não se comem uns aos outros (penso eu). E também me parece que há uma grande confusão entre tendências suicidas e tendências assassinas.
TENDÊNCIAS SUICIDAS = ATACAR PRIMEIRO SABENDO QUE DEPOIS SE VAI SER MORTOS PELOS OUTROS LEÕES.
SE NENHUM TEM ESSAS TENDÊNCIAS, NENHUM É O PRIMEIRO A ATACAR.
TODOS TÊM GRAUS DE INTELIGÊNCIA SEMELHANTES, PELO QUE NENHUM IRÁ PÔR DE PARTE A POSSIBILIDADE DE NÃO SER ATACADO, POIS, QUEM O FIZER, SABE QUE SERÁ POR SUA VEZ MORTO PELOS OUTROS.
ASSIM, OU ATACAM TODOS OU NÃO ATACA NENHUM.
Embora possa ser sujeita a discussão, a solução apresentada pelo amigo que enviou o problema é a seguinte:
--
Comecemos pelo mais básico:
Se fosse apenas um leão e uma ovelha, esta seria devorada sem qualquer risco para o predador.
Se fossem dois os leões, a ovelha estaria a salvo pois nenhum dos carnívoros se arriscaria a comer a ovelha, já que isso torná-lo-ia tão fraco, que seria ele mesmo comido pelo outro leão que aí nada teria a perder.
Se forem 3 os leões, um leão pode comer a ovelha e cada um dos outros dois olhará para o leão restante e chegará à conclusão que se comer o 1º o terceiro irá comê-lo a si.
Assim sendo o leão que comer a ovelha está, embora convertido ele mesmo em "nova ovelha", a salvo, dado o actual equilíbrio das forças e das ameaças. Isto pode ser aplicado a qualquer que seja o número de leões.
Rui Veleda
Já tenho aqui encontrado problemas que dão mais "pica" ...
JO
Compartilho da idéia de q o q terá um jantar e sairá ileso será o primeiro a atacar a ovelha. Ele não está seguindo uma tendência suicida, pois sabe q o leão q o atacar ficará a mercê do outro q nada mais temerá e certamente o atacará. Se o segundo leão atacar, ele estará se suicidando. Nada impedirá o terceiro de atacar o segundo indefeso.
Todos são igualmente racionais e inteligentes, portanto nenhum é mais esperto do que o outro. Então Todos atacariam ao mesmo tempo, pois teriam a mesma idéia.
a ovelha vai sobreviver pois como os leões são inteligentes nenhum se atreverá a atacar a ovelha
Enviar um comentário
<< Home