30.8.06

Notícias do Kansas (*)

PARA UM EUROPEU continental, é habitualmente difícil perceber o sistema de ensino dos Estados Unidos e a pressão dos extremistas religiosos para que as escolas ensinem o criacionismo e outras doutrinas anticientíficas. O sistema de ensino norte-americano é descentralizado e aberto, por isso mesmo susceptível a pressões. Umas positivas, outras negativas. Outras, muito lamentáveis. Mas é preciso ter uma ideia da situação global para perceber a dimensão do problema.

As diversas comunidades elegem as suas direcções educativas (boards of education) e, quando há fortes influências de sectores radicais, essas influências acabam por se manifestar nas respectivas escolas, como se tem verificado em vários casos, nomeadamente no Kansas, cuja direcção de ensino tem sofrido reviravoltas largamente noticiadas. Ou melhor, voltas largamente anunciadas, pois as notícias positivas são habitualmente omitidas pela imprensa. Foi o que se passou agora.

Nas eleições de Agosto para a direcção educativa do Kansas, os criacionistas, que tinham conseguido anteriormente uma maioria de 6 contra 4, ficaram agora na minoria de 4 contra 6, o que os impede de prosseguir a sua agenda radical. O resultado é consequência de uma discussão muito generalizada em todo o Kansas, em que os cientistas não se limitaram a defender a teoria de Darwin, mas mostraram também o atraso educativo que significa considerar em pé de igualdade o chamado desígnio (ou desenho) inteligente, que é a nova versão, mais moderada, do criacionismo, e a esmagadora massa de dados científicos que mostram a longa marcha das espécies até à actualidade.
Em Novembro haverá eleições para a presidência da direcção educativa. Esperemos que voltem a trazer-nos boas notícias.
(Adaptado do «Expresso»