5.12.06

Convém sempre verificar estas coisas...

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(Pormenor)

A DATA indicada neste (pretenso?) documento é recente, pelo que tentei confirmar a sua veracidade.

Ora, uma pesquisa na net leva-nos a www.cm-vminho.pt/96, onde ficamos a saber que o actual Presidente da Junta de Freguesia de Louredo é o sr. António Lima Barbosa e não a pessoa aqui indicada.

Haverá outra(s) terra(s) com o mesmo nome ou estamos, mais uma vez, face a uma brincadeira de mau-gosto?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que esse "presidente da freguesia" tem é "falta de TLESB"!

Aqui fica um saboroso texto sobre o assunto:

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Do TLEBS- Vogalogia e Consoantologia- V

Pois no meu último escrito, ficámos no aparelho fonador, que permite fonar as vogais e as consoantes.
Confesso que, até ao TLEBS, considerava ter conhecimentos bastantes aprofundados no que respeita a vogais e consoantes, da forma de as juntar e de as ler. Mas enganei-me redondamente: não sabia nada de vogalogia nem de consoantologia!....
Quanto à vogalogia, quem pensa saber que o a,e,i,o,u basta é um ignorante. Isso era no tempo de Salazar!... É que é imprescindível conhecer que há vogais orais e nasais, há vogais altas, médias e baixas, e também arredondadas, adiantadas e recuadas!... Quanto às arredondadas, a lógica manda que seja o o; quanto às outras, vá lá saber-se!...
Mas não ficamos por aqui. Se não se souber que também há semi-vogais, sofre de iliteracia profunda. Que também há para vários gostos: orais, nasais, arredondadas, adiantadas e recuadas!...
E as consoantes, Senhor? Pois aqui a variedade é maior. Podem ser, desde logo, surdas e sonoras. Mas é indispensável saber o modo e o ponto de articulação. Porque se não se articulam no ponto, fica tudo estragado. Então aprendam que, quanto ao ponto, as consoantes são labiais, dentais, alveolares, palatais e velares!…E quanto ao modo, podem ser oclusivas, fricativas, nasais, orais, laterais, vibrantes e africadas. E podem combinar-se todas!…Cá por mim, gosto sobretudo de um mix africada, sonora arredondada e alta!...
Para um crianço ou uma criança, a quem esta terminologia se dirige, o domínio completo da vogalogia e da consoantologia é fundamental, para aprender as letras e o seu significado e condição sine qua non para aprender a ler e a escrever!…
Já para indivíduos mais adiantados, por exemplo, para quem escreve num blog digno como o 4R, a importância deste capítulo do TLEBS está em dar pistas para harmonizar devidamente a utilização das letras. O importante é escolher a melhor forma de combinar os diversos tipos de vogais, com os vários especímenes de semi-vogais e os vários géneros de consoantes. Por exemplo, num TLEBS que se preze, nunca se deve combinar uma vogal baixa com uma semi-vogal recuada e uma consoante surda. Ninguém ligará nada ao discurso. Mas a combinação de uma vogal alta com uma semi-vogal nasal e uma consoante vibrante também pode assustar as pessoas, pelo que é desaconselhável também.
Tendo aprofundado o assunto, aqui deixo um bom exemplo de uma boa literatura em TLEBS:
Edgyetc bçotena voteblis lotrnfdesiz folnstexnebs pteqnvcrscemlfri zaunrvs i encdindc i r ronrsbos!
Compreenderam? Quê? Isso não tem qualquer sentido? Mas se é esse mesmo esse o objectivo do TLEBS!... Compreenderam perfeitamente!...

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http://quartarepublica.blogspot.com/2006/12/do-tlebs-vogalogia-e-consoantologia-v.html

5 de dezembro de 2006 às 19:50  
Anonymous Anónimo said...

É extremamente salutar o hábito de verificar estas coisas antes de as divulgar como verídicas.

Na dúvida, mais vale perder uma boa piada do que divulgar uma coisa que pode ser falsa, causando grandes danos.

Também dá que pensar a facilidade com que a malta acredita em tudo.
O que é feito do espírito crítico do "homo-sapiens"?

5 de dezembro de 2006 às 22:18  

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