«Hummm... Vamos lá então ver esse problema...»
www.tsf.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF176845
Há dois tipos de gestores: os que procuram resolver os problemas e os que, sabendo que «GERIR É PREVER», tratam de evitar que eles surjam.
NOTA: Convém, já agora, ficar a saber que o Instituto de Socorros a Náufragos funciona das 9h às 17h, encerrando à noite e aos fins-de-semana.
1 Comments:
Gerir é prever
O automóvel continua rei-e-senhor, em detrimento dos transportes públicos? «Vamos analisar esse problema.»
As armas da GNR e da PSP encravam quando são mais necessárias? «Vamos tratar de resolver o problema!»
Décadas de incúria ajudam a tarefa dos fogos na desertificação do país? «Vamos lá ver esse problema...»
Casas clandestinas ocupam abusivamente zonas protegidas e do domínio público? «Vamos então pensar nesse problema...»
E assim por aí fora, em reacções que têm sempre implícito o advérbio «DEPOIS», e que me fazem invariavelmente recordar uma história que comigo se passou:
Em tempos que já lá vão, um administrador de uma empresa disse-me que pretendia contratar um gestor de obras e perguntou-me se eu conhecia alguém que estivesse disponível. Depois de alguns contactos, consegui desencantar um colega que se mostrou interessado e que me apressei a recomendar recorrendo ao que - pensava eu...- era o melhor argumento em seu favor: «Ele é óptimo a resolver problemas!».
No entanto, e para minha grande surpresa, o meu interlocutor abanou a cabeça, sorriu, e, com uma paternal palmadinha no ombro, deu-me a seguinte resposta que nunca mais esquecerei: «Obrigado, meu caro, mas eu não preciso de quem RESOLVA problemas; gente dessa há por aí aos pontapés. Eu preciso é de quem saiba ANTECIPÁ-LOS, para que não cheguem, sequer, a surgir».
E rematou, ao mesmo tempo que me estendia a mão, dando a conversa por encerrada: «Nunca se esqueça que, nos negócios, como na política, GERIR É PREVER».
Fiquei sem saber o que dizer, mas lembro-me sempre das suas palavras quando ouço pessoas a gabar-se de que são os melhores para resolver os problemas da empresa, do país, ou da autarquia.
Mas o certo é que, pensando bem, talvez estas tenham alguma razão, pois uma empresa de consultadoria estrangeira concluiu, recentemente, que «os gestores portugueses são muito bons a resolver os problemas que eles próprios criam»...
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CMR
Publicado no "Público/Local-Lx" em 24 Jan 06
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