22.3.07

Os maiores

HÁ UNS TEMPOS que entrei nesta fase de grande tranquilidade e descanso. Só me preocupo com os meus amigos e com aqueles de quem gosto. Os meus ganham, óptimo!
Por isso, fiquei muito feliz ao saber que o António Lobo Antunes ganhou o Prémio Camões. Tal como, pelas mesmas razões, gostei de ver o Luandino Vieira a devolver o mesmo prémio e o Herberto Hélder a não o aceitar, em anos diferentes. Também o Vasco da Graça Moura me deu recentemente uma alegria com mais aquele prémio em França.
É por estas razões que a Anabela Chaves, a Maria João Pires, o Chaminé, o Fardilha, o José Mourinho me enchem de orgulho, satisfação e vaidade e a Naide Gomes, o Figo, o Pedro Mendes, o Luís Boa Morte e o Manuel Fernandes me deixam a arrastar o meu orgulho pelas ruas deste mundo.
Camões foi o maior! Um prémio com o seu nome só pode galardoar os maiores, os que mais merecem, os melhores de todos nós. O que António Lobo Antunes faz com os seus livros pela literatura portuguesa não merece menos do que agora lhe atribuem. Oxalá que em Portugal se continue, desta forma positiva, a combater a mediocridade e a inveja, ao mesmo tempo que se premeia os melhores.
«25ªHORA» - «24 Horas»

Etiquetas: