20.6.07

O mensageiro, o idiota e a Lua

EM TEMPOS que já lá vão, era frequente matar-se o mensageiro quando ele era portador de más notícias, pelo que se imagina facilmente a angústia dos desgraçados a quem incumbia tal tarefa.
Na realidade, ainda hoje (embora assumindo formas mais subtis como, p. ex., a ameaça com os tribunais) esse fenómeno é frequente - e de tal forma o é, que a expressão "síndrome do mensageiro", que surgiu por causa dele, continua a ser usada, e mais vezes do que seria desejável numa sociedade sã.Um corolário dessa aberração consiste em anatematizar quem aponta realidades que não agradam. Para os imbecis que a praticam, os chineses criaram um certeiro provérbio: «Quando alguém aponta para a Lua, o idiota fica a olhar para o dedo».
E mais não digo, pois os tempos estão a ficar perigosos...
Publicado no «Público» de 23 Jun 07 e no «Destak» de 25

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O "mensageiro" não pode voltar!
A liberdade de expressão está a ser cada vez mais posta em causa no nosso país, não o vou permitir.
Penso que o caso do blog "Do Portugal Profundo" é extremamente grave. Se os bloggers começam a ser processados por apresentarem "mensagens" fidedignas, estamos muito mal. Qualquer pessoa tem o direito e liberdade de mostrar ao público as "informações" de que dispõe, sem que com isso tenha de sofrer represálias e preseguições.
Estou muito incomodado com o meu país.
Quero que o meu páis volte a funcionar de uma forma democratica, plural e sem preseguições de qualquer genero.
Abraço

21 de junho de 2007 às 10:05  

Enviar um comentário

<< Home