30.7.07

Desafio de férias aos leitores

Já por mais do que uma vez o blogue DE RERUM NATURA se referiu a grandes invenções, um tema a que o SORUMBÁTICO também não é indiferente.
Assim, propõe-se (em simultâneo em ambos os blogues) um desafio que consiste em dizer, até às 18h de 31 de Julho (3ª-feira), «qual a invenção que esta gravura de 1880 pretende documentar» - o que era e para que servia.

Seguidamente, será dada a "resposta oficial", afixando o texto que acompanhava a gravura original.

NOTA: Estando em causa - digamos... - uma "investigação", o
SORUMBÁTICO oferece, como prémio ao primeiro leitor que, em "Comentários", der a resposta certa (a hora será a que estiver indicada no "Comentário"), um dos seguintes livros, à sua escolha: «Crime Impune», «Betty», «O Tempo de Anais» ou «Os Cúmplices» (de Georges Simenon); «12 Aventuras de Sherlock Holmes» (de Conan Doyle); «Um Crime no Expresso do Oriente» (de Agatha Christie).
-oOo-
A resposta certa já foi dada, aqui no SORUMBÁTICO (com cópia no DE RERUM NATURA), às 20h28m

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Blogger bananoide said...

Ora bem, esta é difícil... (ainda não vi aqui nenhuma realmente fácil, senão também não tinha piada...)



Penso que a gravura pretende documentar o Topofone (não sei se a tradução está correcta, mas no inglês é um "Topophone"), inventado em 1879 por Alfred M. Mayer e patenteado em 1880 (Pat. nº 224199).

Era um aparelho que, mediante dois receptores ligados aos ouvidos do utilizador, permitia ouvir com rigor um som, se apontado na direcção certa.

Servia para ajudar os capitães dos navios a identificar com exactidão o local de onde eram emitidos os sons dos faróis em situações de nevoeiro denso, uma vez que esse era um problema comum nessa altura. O aparelho foi testado com bastante sucesso em 1880 pela United States Lighthouse Board. Através de várias medições era inclusivé possível determinar a distância a que o farol se encontrava.

O princípio era muito parecido com o hoje utilizado pelas antenas parabólicas para captar os sinais de satélite.

Será isto?

Bananóide

30 de julho de 2007 às 20:28  
Blogger bananoide said...

Uma pequena adenda à resposta que dei anteriormente, depois de ter feito mais algumas pesquisas em vários sites:

O som transmitido aos dois "microfones" ou "ressonadores" é misturado através da ligação dos dois tubos que transmitem o som. O sinal resultante é transmitido aos ouvidos do utilizador, que ouve a "interferência" entre o som dos dois "microfones" ou "ressonadores" enquanto se movimenta o aparelho (fazendo o utilizador uma rotação sobre si mesmo) para determinar o local de origem do sinal.

Mayers referia que a novidade da sua patente consistia na combinação de dois "ressonadores" ligados aos tubos, sendo que um ou ambos os tubos eram ajustáveis longitudinalmente.

30 de julho de 2007 às 21:04  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

No blogue DE RERUM NATURA continua a troca de informações sobre este curioso aparelho.

No entanto, para aquilo que era o ESSENCIAL DO PASSATEMPO, a resposta de "Bananóide" corresponde àquilo que se pretendia.

30 de julho de 2007 às 22:23  

Enviar um comentário

<< Home