23.8.07

FALANDO DE PORTUGUESES DESFALADOS

Por Ferreira Fernandes
NADA MAIS ABORRECIDO que um jornalista monotemático, e eu agora é só Venezuela. É que a Venezuela, por mais que repetida, é de assustar, assunto predilecto do jornalismo. Mas já foi terra de bom viver. Gabriel García Márquez viveu o melhor ano da sua vida em Caracas, de 1957 a 58. Citou Caracas como Hemingway fez com Paris, que era uma festa, a "cidade onde éramos pobres e felizes." Hoje, Caracas é aquela estação de serviço a caminho de Maracaibo, onde passei quatro horas, há três dias - lugar de medo. A Venezuela toda é assim e assim vive meio milhão de portugueses.
"Quantos sequestrados conheço? Eu, pessoalmente, poucos. Cinco, seis. O meu irmão já esteve. Eu é só 'atracos', com a pistola encostada à cabeça"... Conversas destas ouvi, numa semana, umas vinte. De gente comum. Os portugueses conhecem o nome José Barreto Cardoso? Não? É um português, tem um filho e três netos sequestrados. Se não sabem é porque ainda não se falou suficientemente da Venezuela.
«DN» de 23 de Agosto de 2007 - [PH]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger bananoide said...

Este comentário foi removido pelo autor.

23 de agosto de 2007 às 19:29  
Blogger bananoide said...

É verdade.

Portugueses que conheço e que estiveram na Venezuela dizem que Caracas é uma sombra do que já foi.

O crime contra imigrantes disparou.

Este caso não pode ser esquecido, e em tempo de férias nem sei se o MNE está a fazer pressão como devia...

Um abraço

23 de agosto de 2007 às 19:30  
Blogger bananoide said...

Acabei de ouvir agora na SIC Notícias que 3 dos 4 sequestrados foram libertados (as 3 crianças). O pai de uma das crianças e tio das outras duas continua em parte incerta.

Ao que parece as crianças foram deixadas num descampado pelos raptores.

Esperemos que esta situação se resolva rapidamente, mas tenho as minhas dúvidas. Se foram raptados por guerrilheiros, a situação pode arrastar-se durante meses, até que alguém pague um resgate para financiar as suas actividades...

24 de agosto de 2007 às 19:04  

Enviar um comentário

<< Home