Homens de pouca fé...
A propósito da Ota, do TGV, das SCUT, etc., não falta por aí quem se coloque, sempre e incondicionalmente, ao lado de Mário Lino.
Então como é que se comprende que, ao fim de mais de 72 horas, continue sem aparecer um único leitor que aceite uma aposta - de uma almoçarada de lagosta - a propósito de uma das mais anunciadas promessas dele?! [v. aqui].
8 Comments:
Note-se que a promessa de Mário Lino era, inicialmente, ter portagens 100% automáticas até 31 de Outubro 2007.
Eu dou mais 2 meses de brinde:
Aposto que, até 31 de Dezembro de 2007, não haverá UMA ÚNICA a funcionar nesses moldes.
«DN» de hoje:
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O processo de negociação entre o Governo e as concessionárias para a introdução de portagens em três Scut (auto-estradas sem custos para utilizador) está a entrar numa fase decisiva, mas ainda não há um acordo global e este não deverá acontecer antes do final de Outubro.
Apesar de reconhecer que há algum atraso neste processo "muito complexo", uma fonte do Ministério das Obras Públicas justificou ao DN que é preferível demorar mais tempo, mas conseguir um acordo que seja mais favorável ao Estado e sirva todos os interesses envolvidos. Por isso a posição oficial do MOPTC é a de que o "Governo continua a trabalhar para que seja cumprido o objectivo anunciado de introduzir as portagens nas Scut da Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral este ano." No entanto, dificilmente será a partir de Outubro, como previa o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) que antecipava a arrecadação de uma receita de 25 milhões de euros em portagens no último trimestre do ano. É que depois do acordo com as empresas e as conversações com as autarquias é preciso operacionalizar a infra-estrutura de pagamento eléctrónico na rede abrangida, o que, na melhor das hipóteses, demora três a seis meses, adiando a medida para 2008.
Este comentário foi removido pelo autor.
Das duas uma: ou os apoiantes de Mário Lino não lêem o Sorumbático, ou então viram esta notícia:
http://tsf.sapo.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF183166
Um abraço
Texto da TSF, atrás referido:
«A introdução de portagens em algumas SCUT do região norte do país, que tinha sido anunciada pelo ministro das Obras Públicas em Outubro só deverá acontecer, na melhor das hipóteses em 2008, revela o Diário Económico.
Segundo este jornal, a introdução destas portagens anunciada por Mário Lino é impossível em 2007 e de muito difícil concretização em 2008, por causa de problemas legais, técnicos e financeiros, todos de difícil resolução e com transposição pouco imediata para o terreno.
De acordo com o Diário Económico, as reuniões entre os responsáveis das concessionárias Euroscut e Lusoscut com os representantes da Estradas de Portugal e do Ministério das Obras Públicas nada avançaram em relação à aplicação da solução definitiva para a questão.
A Euroscut, controlada pela Cintra/Ferrovial, gere a SCUT do Norte Litoral, ao passo que a Lusoscut, detida maioritariamente pela Mota-Engil, gere as SCUT da Costa da Prata e do Grande Porto».
Note-se que o problema que tenho levantado não é contra as portagens em si mesmas.
A discussão (que em tempos foi acesa, neste blogue) tem apenas a ver com a concretização a curto prazo - nomeadamente o aspecto técnico (sempre anunciado por M. Lino) de ser tudo 100% electrónico, sem um único portageiro.
Este meu desafio tamb�m foi afixado num dos blogues portugueses mais lidos, o BLASF�MIAS.
Com o mesmo resultado, diga-se...
Mário Lino pode ser muito simpático, mas tem dado mostras de uma grande leviandade.
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