31.10.07

«ACONTECE...» - "Prémio do leitor"

Ver pergunta em "comenta'rios"
1

2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
pollcode.com free polls

Esta votação (a decorrer até às 22h do próximo domingo) complementa a que se referiu [aqui]; desta feita, em vez de ser o júri a decidir qual o melhor comentário, são os leitores convidados a fazê-lo, sendo atribuído ao vencedor um prémio semelhante aos outros. Só em caso de empate é que se recorrerá, novamente, ao parecer do júri.

-oOo-

Tendo em conta o resultado à hora limite, a votação foi ganha por César David Sousa, autor do 7.º comentário.

7 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Estas foram as respostas dadas pelos leitores ao desafio colocado no passatempo «ACONTECE...» de 3ª feira, e que terminou às 20h de 4ª.
Qual destas respostas será a melhor? (Responder votando no "questionário")


**********
1ª-Raposa Velha:

Sobre a primeira parte e após atenta observação, creio que a foto foi tirada no chão. Mas auto-excluo-me de participar, até porque nem são horas de o fazer. Já relativamente à segunda parte, escorreu-me o pensamento para a fábula seguinte.

João Corvo dos Santos massajava o cabo telefónico em busca de posição mais confortável quando o seu primo Lexis Corvo dos Santos o repreende com voz grave: «Continuas assim e ainda vai algum procurador queixar-se de barulhinhos no seu telefone». João reflectiu em como isso seria irónico, atendendo ao facto de estarem a ser vigiados pelo incansável Pombinho dos Santos.

**********
2ª-Anónimo:

Que linda que é a janela!
Só lá falta uma menina...
Seria coisa mais bela
que os pombos que vemos nela
e na Baixa "pombalina"!

**********
3ª-Anónimo:
Mote: «Pombos pousados nos fios»

Na foto, não ficam mal,
mas será devido aos pombinhos
que o Procurador Geral
se queixa de barulhinhos?

**********
4ª-Norma:

Pelo rasgão dessa janela escorre ao fundo um azul radioso. Mas as pedras são frias, brutas, caladas. Esta janela tem sons e tem sonhos, mas também pesadelos e brumas escondidas. Esta janela traz medos e sobressaltos.

**********
5ª-Anónimo:

Eu ca' receio os poetas
que acabam de aparecer;
talvez que com duas tretas,
'a mistura c' umas pêtas
ainda acabem por vencer...

**********
6ª-Todoazedo:

Hoje acordei rabujento
se calhar é da ressaca
mas aqui fica o lamento
se derem qualquer alimento
a estes poetas de caca.

**********
7ª-César David Sousa:

"Não sabendo porquê, havia naquelas ruínas - como em tantas outras - qualquer coisa que despertava em mim o sentimento de pertencer a algo muito maior que este "Hoje", onde passeava, indolente, junto ao muro. Preocupava-me apenas em apreciar o silêncio reconfortante da História muda de um edifício em ruína - este, mas um qualquer - pautado apenas pelo grasnar ocasional de um corvo.
Encontrava nesse fio telefónico, onde pousava o corvo, muitas semelhanças comigo mesmo: ele, nesse seu anúncio de tecnologia, e eu, passeando de calças de ganga de telemóvel no bolso, éramos corpos estranhos e despropositados naquele espaço onde as árvores murmuravam as sombras de vidas passadas, o mesmo espaço que nos concedia o privilégio de lhe pertencer. Ilusão minha, talvez; mas à medida que me preocupava em esquecer-me dos meus pensamentos, olhei para cima - talvez por causa do corvo -, e foi então que me apercebi: daquela janela, o Passado, não o das ruínas, mas o passado vivo, olhava para mim, como quem se ri do mal vestido..."

**********

8ª-JP:

A gente demora olhar para estas esquadrias, estes arcos, este rosto imenso de pedra. Mas, olhando-os, são eles que nos fitam - com a severidade da História. Bela foto!

**********
9ª-Nanda:

Da ruína magestosa emana a quietude e a paz. O passado e o presente, o céu e a terra dão um abraço intemporal no Largo do Carmo em Lisboa.

**********
10ª-Anónimo:

Com ogivas apontadas ao céu, que de um imenso trovão de fogo surgiram, surge-nos ao olhar, os restos de algo que nunca foi.

**********
11ª-Anónimo:

Poetas de meia-tijela
vêm para aqui praticar;
dois pombos e uma janela,
mais um fio à frente dela,
e ei-los a versejar!

**********
12ª-Anónimo:

Quando vejo uma janela,
não resisto a espreitar;
o que haverá por trás dela?
Vamos lá a indagar...
*
Parece que é um convento
em ruínas, destelhado;
entra a chuva e entra o vento...
mas que ar tão desolado!
*
Parece-me a mim também ver
o fantasma do Condestável;
Será ele a concorrer
a este passatempo amável?!

**********
13ª-Anónimo:

Nas quadras vem um a meter
Vem logo outro em revoada
Mas quando a gente as vai ler
Afinal não dizem nada...

**********
14ª-Ganhão:

Não é pra ser antipático
mas hoje está-me a parecer
qu'isto aqui o sorumbático
outro blogue pode ser.

Poetas de meia tijela,
poesia de chuveiro
por causa de um janela?
Caro Medina Ribeiro
ponha termo a esta trela!

**********
15ª-Carlos Medina Ribeiro

Nunca aqui foi apagado
um comentário, sequer!
E o que é que eu posso fazer
se um leitor está inspirado?

**********
16ª-Ganhão:

Isso isso, entre no jogo
deste pobre versalhar
depois não diga que o fogo
veio o blogue chamuscar!

**********

17ª-Anónimo:

Proponho que regressemos
ao que era a "vaca-fria":
Ou seja, que comentemos
o raio da fotografia!

**********

18ª-Anónimo:

[Se calhar está tudo dito...]

Já falámos da janela
e das pombinhas também.
E falámos do PGR
(só faltou falar da mãe)

Falámos da cor do céu
e do templo venerável.
Falámos até de D. Nuno
(o garboso Condestável)

Já falámos disso tudo
e já começo a ter sono.
O que será qu' inda falta?
Será o buraco de Ozono?

**********
19ª-Anónimo:

Qual buraco, qual toutiço!
(anónimo, vê se me entendes!)
por muito menos que isso
lá se foi o Marques Mendes

**********
20.ª-Anónimo:
[O passatempo termina às 8 da noite]

Então é à oitava hora
que a coisa vai acabar?!
Que pena! E logo agora
(quando nos mandam embora)
que eu já estava a gostar!

1 de novembro de 2007 às 22:40  
Anonymous Anónimo said...

Sei que já passa da hora
e que não posso concorrer;
mesmo assim, e já agora,
quatro versos vou dizer:

Vós cantais o monumento
e as penas de três pombinhas;
Mas quem canta o meu lamento?
E quem chora as penas minhas?

1 de novembro de 2007 às 22:49  
Anonymous Anónimo said...

[Pombas usadas para passatempo com prémio]

As pombinhas da Catrina
andavam de mão em mão;
estas são coisa mais fina,
servem p'ra competição!

1 de novembro de 2007 às 22:49  
Blogger R. da Cunha said...

E a votação, não sai do sítio? Eu já votei e não queria voltar a fazê-lo (se é que era possível).

1 de novembro de 2007 às 22:59  
Anonymous Anónimo said...

Este sistema - e muito bem! - só aceita 1 voto por computador

2 de novembro de 2007 às 09:37  
Anonymous Anónimo said...

Sei que ja' chego atrasado,
mesmo assim, 'inda comento.
Querem que fale das pombas
ou que fale do convento?

Mas serao pombAs ou pombOs?
Do seu sexo nao estou certo;
Para tirar essa du'vida
teria de ir ver ao perto...

3 de novembro de 2007 às 12:01  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

ESTE PRÉMIO FOI GANHO POR:

César David Sousa

4 de novembro de 2007 às 22:06  

Enviar um comentário

<< Home