30.10.07

PASSEIO ALEATÓRIO

Simples bom senso…
Por Nuno Crato
HÁ MUITOS ANOS, assisti a uma discussão acalorada entre dois engenheiros. Um deles dedicava-se à informática, área em que tinha várias pós-graduações. O outro não.
Estava-se na altura do Sinclair ZX Spectrum (1982) e do Apple II (1977-1984). O engenheiro informático ria-se destas engenhocas rudimentares, enquanto o outro estava entusiasmado por poder trabalhar em casa com o seu próprio aparelho. O informático explicou, finalmente, que os contactos do Spectrum eram de alumínio, e portanto facilmente deterioráveis, enquanto os dos computadores profissionais eram de ouro, podendo durar eternidades sem precisarem de reparação. O argumento parecia decisivo. Só que muito antes de os contactos de alumínio do Spectrum se oxidarem, apareceram os PC da IBM. E antes de o ouro ter tempo para reluzir, já o supercomputador profissional do grande informático tinha ido à vida, libertando muito espaço na empresa. Começaram a aparecer os chamados minicomputadores, depois os portáteis. Nunca mais ouvi gabar os contactos de ouro.
Até que, há poucos dias, me lembrei da história, quando assisti a um debate sobre educação. Um especialista norte-americano acabara a sua palestra e respondia a perguntas. Questionado sobre o desenvolvimento das competências nas novas tecnologias do século XXI e a forma como elas deveriam ser consideradas no currículo, surpreendeu-se. Competências nas novas tecnologias para o século XXI?! Educadamente, explicou que não conseguia fazer previsões tecnológicas sequer a cinco anos e que os currículos demoram quase outros tantos a serem formulados. Evitava conversas vazias. Simples bom senso.
«Expresso» de 27 de Outubro de 2007 (adapt.)

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vale a pena clicar na imagem, para a ampliar e ler a legenda.

Trata-se de uma antevisão do PC caseiro.

30 de outubro de 2007 às 10:25  
Blogger bananoide said...

Na realidade, toda a gente pensa que essa imagem é uma antevisão do PC mas é uma imagem manipulada para um concurso. Pode-se consultar aqui:

http://www.snopes.com/inboxer/hoaxes/computer.asp
(Infelizmente está em inglês)

No entanto o tema do post tem toda a pertinência. No meu caso, tirei 13 cursos certificados pela Microsoft desde 1997 (bem caros, por sinal) e que actualmente fazem com eu seja orgulhosamente certificado em rigorosamente nada, porque as tecnologias pura e simplesmente já não se usam.

A tecnologia não pára de evoluir, por isso, prognósticos, só no fim do jogo...

:)

Um abraço

30 de outubro de 2007 às 14:53  
Blogger bananoide said...

Outra informação para meditar:

Em 10 anos foi-me diagnosticado um problema cardíaco através de um eco-cardiograma. Durante todos estes anos vivi com cuidados na alimentação, estilo de vida regrado, etc, para não me dar nenhum fanico.

Durante os últimos 15 dias, andei com umas dores no peito. Depois de uma longa história que não vale a pena contar aqui, fui ontem ao cardiologista, que fez novo eco-cardiograma com um aparelho recente, muito mais sofisticado que até mostra o sangue a bombear com corezinhas diferentes e tudo, e que constatou que, afinal... nunca tive nenhum problema cardiaco. O raio da maquina antiga às vezes dava falsos positivos!!!

Foi a melhor ida ao médico que tive até hoje: sem tomar nenhum medicamento, entrei lá doente e saí de lá curado :)

Ainda bem que a tecnologia evolui todos os dias, agora já posso abusar... eheheh

30 de outubro de 2007 às 15:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

MEA CULPA! Fui eu quem desencantou a foto e a sugeri ao Nuno Crato (em vez de uma outra, de um Spectrum, que ele tinha para pôr)...

31 de outubro de 2007 às 11:05  

Enviar um comentário

<< Home