2.10.07

PASSEIO ALEATÓRIO

Para que serve um bebé?
Por Nuno Crato
A HISTÓRIA É CONTADA em diversas versões. Infelizmente inventadas. Uma delas afiança que o primeiro ministro inglês William Gladstone (1809–1898) teria visitado Michael Faraday (1791–1867) e assistido a algumas experiências em torno do electromagnetismo. O político teria perguntado ao cientista para que servia tal fenómeno, ao que este teria respondido: «Em breve poderá lançar sobre ele um imposto!» Noutra versão da história, Gladstone teria questionado Faraday da mesma forma e este teria retorquido com outra pergunta «Para que serve um bebé?» Esta versão é ainda mais engraçada e elucidativa do pensamento de um cientista: Pode não se saber para que serve o fenómeno, mas as descobertas científicas não deixam de ter interesse por não se ver nelas uma utilidade imediata.
Na realidade, a comparação entre um progresso científico ou técnico e um bebé recém-nascido tinha sido antes feita por Benjamim Franklin (1706–1790). Assistindo ao primeiro voo humano em balão, que teve lugar em 21 de Novembro de 1783 nos arredores de Paris, o inventor norte-americano viu Pilatre de Rozier e o marquês d’Arlandes elevarem-se nos ares. Ficou eufórico. Questionado por cépticos sobre a utilidade do invento, respondeu: «É uma criança que acaba de nascer, não sabemos no que se tornará».
Quase um século depois, Faraday repetiu o mesmo dito numa palestra. Falava sobre elementos químicos recentemente descobertos e, referiu a resposta de Franklin. Mas não se ficou por ela. Completou-a com o comentário: «A resposta do experimentalista é: trabalhar para lhes dar utilidade.» A ciência acredita no poder do conhecimento.
«Expresso» de 29 de Setembro de 2007

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger bananoide said...

Isto é bem verdade.

Um bom exemplo disto são os Post-it, que usam uma cola pouco aderente que não teve grande sucesso, até que alguém lhe deu o uso que toda a gente agora conhece.

2 de outubro de 2007 às 19:44  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Julgo que também apareceu assim o material para as frigideiras anti-aderentes. Teflon?

3 de outubro de 2007 às 12:26  
Blogger bananoide said...

Sim, o Teflon também foi inventado (ou descoberto) por acidente.

Tal como foram também descobertas as propriedades alucinogénicas do LSD, imagine-se, quando o inventor deixou cair uma pequena quantidade da substância sobre a sua pele.

3 de outubro de 2007 às 16:42  

Enviar um comentário

<< Home