13.11.07

Explodiu um cometa

Por Nuno Crato
Infografia «Expresso»
EM 24 DE OUTUBRO, um obscuro cometa que dá pelo nome 17/P Holmes explodiu no espaço interplanetário. Em poucas horas o seu brilho aumentou cerca de um milhão de vezes e aquilo que era um pequeno ponto, difícil de detectar mesmo em grandes telescópios, tornou-se um objecto claramente observável a olho nu.
Longe da cidade e da poluição luminosa, o cometa revela-se como um pequeno disco difuso. Não se lhe conseguem observar formas, mas percebe-se que não se trata de um simples ponto de luz. No céu citadino, evitando os candeeiros e conseguindo um pouco de concentração, consegue-se localizar esse ponto luminoso.
Usando binóculos, o cometa revela-se como uma mancha de luz esférica, parecendo uma pequena bola de algodão. Com telescópios, percebe-se que essa bola de algodão é a cabeleira do cometa, mais brilhante no centro e mais difusa nos bordos. Em fotografia de longa exposição, vislumbra-se uma cauda que quase não se consegue observar, pois aponta para longe de nós. Tal como não conseguimos apreciar o comprimento de um camião quando o vemos exactamente de frente, assim não se consegue agora perceber a cauda do astro.
Um cometa é uma bola de lama congelada que se desagrega, por vezes espectacularmente, quando o astro se aproxima do Sol. O que se observa são poeiras e gases em torno do núcleo e uma cauda que se afasta do cometa por pressão da radiação solar. O que se observa da Terra é apenas essa cabeleira e cauda, que por vezes se espalham por milhões de quilómetros, reflectindo a luz do Sol.
Não é a primeira vez que 17/P Holmes explode desta maneira surpreendente. Quando há precisamente 115 anos foi descoberto pelo amador britânico Edwin Holmes, tinha acabado de ter uma expansão semelhante. Desvaneceu-se rapidamente, mas voltou a explodir passadas dez semanas.
É impossível prever o que se vai agora passar. Depois de um aumento de tamanho e luminosidade, o cometa parece estar a estabilizar-se, devendo manter-se com a visibilidade actual por mais algumas semanas. Para o observar, contudo, não se devem perder os dias que se aproximam. No fim da semana que entra, a Lua aparecerá no céu nocturno ofuscando tudo com o seu brilho.
-
LEGENDA PARA A INFOGRAFIA:
O mapa mostra o céu acima do horizonte nordeste pelas 21 horas. Levantando os olhos por cima da brilhante estrela Capela em direcção a Cassiopeia, o cometa é visível à esquerda e abaixo da estrela mais brilhante de Perseu. Ao longo da semana que entra vai-se aproximando visualmente dessa estrela

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Pedro Tomás said...

Ontem tentei observar, mas estava um nevoeiro que o tornou completamente impossível.

Já agora, como se explica que um só cometa tenha duas explosões desta magnitude? Serão bolsas de gás no seu interior?

14 de novembro de 2007 às 12:54  
Blogger Pedro Tomás said...

Hoje consegui ver, sem nevoeiro, e inclusivé tirar fotografias. É um espectáculo assistir ao vivo a um momento raro como este.

Aconselho-vos a observar este fenómeno, tendo em conta que muito provavelmente não o voltarão a ver na vossa vida.

Para mim foi particularmente emocionante, se calhar sou um daqueles "tipos sensíveis". :)

Um abraço

14 de novembro de 2007 às 23:09  
Blogger Pedro Tomás said...

Se tiverem curiosidade em ver as fotos basta clicar aqui.

Nota: não tenho telescópio, por isso a qualidade das fotos não é comparável com a das fotos do post.

15 de novembro de 2007 às 00:53  
Anonymous Anónimo said...

ATENTAI PARA O COMETA
Aviso à todas as "Ordens e à todas as Fraternidades":
EIS O SINAL!
Purificai-vos...
Pedi...
Recebei...
Agi...
AGUARDAI E VEREIS.
Testemunhai e Protegei!!!
Preparai-vos para...
. . .
. . . . . .
Difuendi esta mensagem!!!

18 de novembro de 2007 às 17:00  
Anonymous Anónimo said...

ATENTAI PARA O COMETA
Aviso à todas as "Ordens e à todas as Fraternidades":
EIS O SINAL!
Purificai-vos...
Pedi...
Recebei...
Agi...
AGUARDAI E VEREIS.
Testemunhai e Protegei!!!
Preparai-vos para...
. . .
. . . . . .
Difundi esta mensagem!!!

18 de novembro de 2007 às 17:00  

Enviar um comentário

<< Home