4.12.07

Mastigar de boca aberta

Por Joaquim Letria
A MINHA ESPERANÇA está depositada na ASAE. Parece ser o único serviço oficial que procura fazer cumprir a lei e ainda não ofereceu nenhuma criancinha à pessoa errada.
Se calhar, por a ASAE atalhar a direito, não julgaram um único dos 4 mil processos que instruiu, nem aqueles que envolveram detenções.
Agora, a ASAE devia ir atrás de certas associações que se dizem benfazejas. Algumas não têm morada, nem número de contribuinte, nem telefone fixo. Têm uma conta bancária para fazer depósitos, um telemóvel de carregar e muita lata, como aqueles falsos bombeiros que dizem pedir para uma ambulância.
O cavaquismo abriu as portas às fundações. Nunca nasceram tantas fundações para fugir do fisco. O guterrismo implantou as ONGs (organizações não governamentais) de lucro fácil e instantâneo. Só em Timor foram distribuídos 11 milhões de contos a 73 ONGs portuguesas sem que um único timorense beneficiasse de um só tostão. Agora, se Sócrates se cala e a ASAE não se serve das duas últimas letras da sigla (AE), inventam outro monstrinho. Mais uns a mastigar de boca aberta.
«24 Horas» de 4 de Dezembro de 2007

Etiquetas: