12.1.08

«Jogos de Poder» - Alguém quer comentar?

Baseado no livro «CHARLES WILSON'S WAR»

QUASE TODA A GENTE SE LEMBRA de que Clinton mandou lançar uns mísseis de cruzeiro precisamente quando estava a ser apertado por causa do escândalo com a estagiária. Mas poucos se recordam de que, pelo menos o ataque ao Afeganistão (o outro foi ao Sudão), podia, aparentemente, ter sido feito com aviões, e tal não aconteceu; o motivo estava à vista:

Durante a guerra contra os soviéticos, os serviços ecretos dos EUA, em colaboração com os do Paquistão, haviam fornecido aos mujaedin mil milhões de dólares de armamento, nomeadamente mísseis terra-ar stinger que ainda por lá continuavam operacionais... mas à espera de outros alvos.

Pois bem; é precisamente essa primeira parte da história que este filme nos conta, baseado nos relatos do senador Charles Wilson (que aparece como tendo sido o impulsionador desse projecto secreto).

Não é nada que não se soubesse há muito tempo, mas o filme é bastante interessante (como, aliás, refere Pedro Tomás no comentário que fez ao «Eu sou a Lenda») e, a meu ver, vale o preço do bilhete.

Ah!, e fica na memória a frase-desabafo de Charles Wilson (que aparece no écrã já depois de terminado o filme propriamente dito) com que ele resume, em quatro palavras, o "depois"...

Etiquetas: