19.2.08

Os bons samaritanos

Por Nuno Crato
A WIKIPEDIA, enciclopédia «online» de acesso gratuito, é um exemplo extraordinário de sucesso. Qualquer pessoa pode escrever nela, acrescentar entradas ou corrigi-las. Tudo isso à velocidade da electrónica. Como resultado, o total de artigos é esmagador. Neste momento a Wikipedia tem 2220024 entradas em inglês, 359438 em português e muitas outras nos 255 idiomas que inclui. Mas quando o leitor ler esta crónica, terá de certeza mais.
Há milhares de pessoas em todo o mundo que escrevem continuamente para a Wikipedia. Fazem-no gratuitamente. Acrescentam-lhe entradas, completam a informação, traduzem artigos de uns idiomas para outros. Também inserem erros. E em quantidade. Mas logo outros notam esses erros e corrigem-nos.
O saldo é extraordinariamente positivo. Têm sido feitos estudos comparando a Wikipedia com enciclopédias tradicionais. Esses estudos concluem que a fiabilidade da Wikipedia é comparável à das melhores enciclopédias, nomeadamente na definição de termos científicos, como o revelou em 2006 a revista «Nature» (439, p. 900).
Mais recentemente, num estudo ainda por publicar (www.cs.dartmouth.edu/reports/TR2007-606.pdf), investigadores norte-americanos fizeram uma análise estatística das contribuições da Wikipedia. Distinguiram os colaboradores regulares e identificados dos colaboradores ocasionais e anónimos, a quem chamaram «bons samaritanos». Verificaram que os contributos destes últimos são, em média, tão correctos e rigorosos como os dos outros. Só encontram uma explicação para o facto, pois nem em reconhecimento público os colaboradores anónimos lucram. Apenas estão interessados no saber.
O saber tem valor. Há quem o valorize e goste de o comunicar.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 16 de Fevereiro de 2008

Etiquetas: