20.3.08

NO SEGUIMENTO do que atrás se disse (a necessidade de aliviar as prateleiras...), aqui fica uma pergunta com prémio:
*
Carlos Fradique Mendes, sempre vaidoso, adorava ser o centro das atenções nas reuniões sociais, onde a sua cultura, gosto, brilhantismo e humor eram muito apreciados. Qual o título da obra em que, quase no fim, surge a cena em que ele conta que teve uma namorada antropófaga a quem, como prova de amor, dava bocados de um braço a comer?
*
O prémio, a atribuir ao primeiro leitor que der a resposta certa, será uma obra da literatura clássica portuguesa - à escolha do vencedor, entre várias.
Actualização: a resposta certa («O Mistério da Estrada de Sintra») foi dada por "Perspectiva". Ver, também, o que se diz no comentário-5.

Etiquetas: ,

8 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como já se tem dito, as respostas não deverão ser "múltiplas" (no mesmo comentário), nem dadas sob a forma interrogativa.

20 de março de 2008 às 20:38  
Blogger Luis Correia said...

Dica:

"Eram dez horas. Carlos Fradique, com uma voz impassivel, quasi languida, contava as situações monstruosas de uma paixão mystica que tivera por uma negra antropophaga. A sua veia, n'aquelle dia, era toda grotesca.

--A pobre creatura, dizia elle, untava os cabellos com um oleo ascoroso.
Eu seguia-a pelo cheiro. Um dia, exaltado d'amor, approximei-me d'ella, arregacei a manga e apresentei-lhe o braço nú. Queria fazer-lhe aquelle mimo! Ella cheirou, deu uma dentada, levou um pedaço longo de carne, mastigou, lambeu os beiços e pediu mais. Eu tremia de amor, fascinado, feliz em soffrer por ella. Suffoquei a dôr, e estendi-lhe outra vez o braço...

--Oh! sr. Fradique! gritaram todos, escandalisados com a invenção monstruosa.

--Comeu mais, continuou elle gravemente, gostou e pediu outra vez."

A obra de que este texto faz parte foi escrita por dois famosíssimos autores portugueses e tem no seu título o nome de uma cidade portuguesa.

20 de março de 2008 às 22:55  
Blogger Eu mesmo said...

O Mistério da Estrada de Sintra.

20 de março de 2008 às 23:01  
Blogger Nuno Sousa said...

Correspondência de Fradique Mendes

21 de março de 2008 às 02:40  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como se pedia «o título da obra», o passatempo foi ganho por "Perspectiva".

No entanto, como a 'dica' de Luis Correia, além do mais, dá uma transcrição fiel do texto em causa, também merece um prémio.

(Única observação: Sintra é vila; não é cidade, nem o quer ser!)

-

Pede-se a ambos que contactem sorumbatico@iol.pt

21 de março de 2008 às 07:57  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

NOTA adicional:

A deliciosa personagem de Fradique Mendes (muito provavelmente um alter-ego de Eça) não foi só referida n' «A Correspondênca de Fradique Mendes» tal como a conhecemos. Há ainda cartas adicionais (estão na Net) e amigos de Eça escreveram também acerca da personagem.

Por obra de Eça ou de Ramalho (não sei), Fradique aparece também, e em várias páginas, no «Mistério da Estrada de Sintra», lá para o fim, metido um tanto "a martelo".

21 de março de 2008 às 08:54  
Blogger Luis Correia said...

Caro Carlos Medina,

Agradeço a oferta mas não era minha intenção participar no passatempo, além disso cometi a gralha de considerar Sintra como uma cidade. Às vezes faço confusão porque há sedes de conselho que não são cidades como Cascais por exemplo que é logo ao lado.
Para terminar fica aqui o link para a página do Projecto Gutenberg onde se pode ler esta e muitas outras obras:

http://www.gutenberg.org/etext/20574

Cumprimentos

22 de março de 2008 às 22:30  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caríssimo,

Em matéria de chamar "cidade" à vila de Sintra, há um caso muito pior, que pode ver em:
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/10/um-de-ns-dois-est-baralhado.html

Trata-se de Ângelo Correia, em directo na SIC-N, na campanha para presidente da Assembleia Municipal - cargo que, por sinal, conquistou...

22 de março de 2008 às 22:36  

Enviar um comentário

<< Home