19.3.08

Temporários

Por João Paulo Guerra
A mão-de-obra barata e sem direitos dos trabalhadores temporários ocupará cerca de um milhão de assalariados em Portugal.
SÃO TRABALHADORES SEM VOZ, porque a distância entre o trabalho precário e o desemprego é um palmo de terra dominado pelo arbítrio. Mas há quem entenda que o mal em Portugal é que ainda há pouco trabalho temporário. Aos trabalhadores temporários não lhes bastava o carácter precário, transitório da respectiva relação laboral. Ainda por cima têm um provedor, contratado pelo patronato e que é porta-voz do partido do Governo, para lhes dizer que a transitoriedade do vínculo laboral pode ser o melhor dos mundos.
O Provedor do Trabalhador Temporário quebrou o carácter confidencioso do cargo que exerce com a maior discrição desde Julho de 2007 para dar uma entrevista ao Diário de Notícias. E o que diz o provedor? No essencial que os direitos dos trabalhadores temporários estão basicamente garantidos pelas leis do actual Governo. Quanto à legislação laboral, o provedor acha-a rígida, pouco liberal em matéria de despedimentos, entenda-se.
O provedor exerce o cargo contratado pela Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE). Com vínculo está ligado à política: é o deputado, e porta-voz do PS, Vitalino Prova Canas.
O que a entrevista prova é que o rótulo “socialista” em Portugal engloba as concepções de vida e de sociedade mais distantes dos ideais de solidariedade que inspiraram as doutrinas sociais.
Um socialista português de hoje pode achar curto em matéria de despedimentos o pacote laboral de Bagão Félix. Como pode não ver qualquer conflito de interesses entre representar o povo e trabalhar para o patronato do trabalho temporário...
«Diário Económico» de 18 Mar 08 - c.a.a.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Unknown said...

É por este tipo de gente que está hoje muito bem instalada à custa do escravizado povo português que tomei uma decisão desde Novembro de 2005 - VOTAR em eleições NUNCA MAIS NA MINHA VIDA!!

Votarei apenas no caso da realização de um referendo com a seguinte questão:"Concorda com a integração de Portugal em Espanha, com total e absoluta perda da soberania nacional?" E nesse dia votarei SIM.

19 de março de 2008 às 19:16  
Blogger Paracelso said...

O que distingue os governos do Eng. Sócrates dos Drs. Barroso e Santana? ... nada, excepto a minha enorme estupidez em acreditar que milito num partido socialista que julgava um partido sério e com valores morais superiores. Peço por isso desculpa a todos aqueles que são vítimas deste "regabofe" e deste "despudor" efectuado pelos dirigentes do meu partido, que apesar de tudo é o partido de Mário Soares, de Salgado Zenha de Sotto Mayor Cardia, António Arnaut e Manuel Alegre entre muitos e muitos outros e que pela sua memória e pela sua coragem ainda me faz acreditar que outros tempos virão. "Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de Justiça, porque serão saciados".

19 de março de 2008 às 21:34  
Blogger ferreira said...

Gostava de saber porque é que não apareceu o meu comentário.
Se me explicarem evitarei repetir o erro.

19 de março de 2008 às 22:51  
Blogger ferreira said...

Dizia eu que o post de JPG é excelente.
Também dizia - o meu comentário seria o 2º- em jeito de continuação do 1º, que eu também já não voto a favor de ninguém, apenas contra.
E que, num referendo pela integração na Espanha votaria Não. Porque apesar da nossa miséria material, não gostaria de fazer parte de um povo que gasta toda a sua coragem a matar touros na arena e, quando atacado por terrorismo, vai a correr votar em quem prometeu fugir daqueles que o atacaram.

Era isto que eu dizia, e acredito que o comentário não tenha sido censurado.

20 de março de 2008 às 01:26  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pois,

Aqui ninguém censura nada.

Se o seu comentário não "entrou", foi por qualquer motivo que desconheço, pois recebo sempre cópia, por mail, e não apareceu nada.

Se isso voltar a acontecer, avise-me, p.f., para sorumbatico@iol.pt

20 de março de 2008 às 08:44  

Enviar um comentário

<< Home