11.7.08

No 10 de Julho de 2008

Por Antunes Ferreira
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, 10 de Julho de 2008, parte da tarde. Discute-se o estado da Nação. O secretário-geral do PCP insurge-se contra a minúscula taxa «Robin dos Bosques» que o Governo quer implementar. Sócrates responde afirmando que os 25% são o valor máximo estipulado pela EU. Jerónimo quer 50 ou 60%. De acordo com os comunistas, as gasolineiras estão-se marimbando para uma tal ínfima percentagem. Logo é preciso, tal como o fazia o herói da floresta de Sheringam, roubar muitíssimo aos ricos, para dar muito aos pobres.
No mesmo coincidente 10 de Julho, o Manchester United insurge-se contra as afirmações do boss da FIFA. Pelos vistos, os contratos com os jogadores decorrem de acordo entre as partes. Voluntária e livremente alcançado. Daí que a «escravidão» denunciada pelo Sr. Blatter, não o é para o clube britânico. No centro do furacão está Cristiano Ronaldo. Protagonista de um verdadeiro folhetim. De um lado, a agremiação de Sir Alex Ferguson; do outro, os merengues, isto é, o Real Madrid. Cada um com truques mais baixos do que o outro. Por motivo do melhor jogador do Mundo – que é Português.
A Justiça desportiva está pelas ruas da amargura. Ainda no estranhíssimo 10 de Julho, os recursos dos recursos das deliberações resultantes de deliberações anteriores pululam. O Povo, com tão pouco pão e tamanho circo, nem percebe o nível miserável a que se chegou nos chamados poderes judiciais do futebol. Como também não entende a prepotência de um tal Sr. Valentim Loureiro, que usa o título de major. E as suas declarações prepotentes e inconvenientes. Pergunta-se por aí: mas o tipo não é arguido no famigerado Apito? É. Mas, que tem a ver o cu com as calças?
Maddie desapareceu ou morreu? Passaram os dias, passaram as semanas, passaram os meses e não se saiu da cepa torta. Sempre no fatídico 10 de Julho, a PJ confessa que não conseguiu muito, para além da convicção que a menina terá morrido. Como? Por culpa de quem? Pelo descuido de quem? Pela incompetência de quem? A Scotland Yard ficou-se, outrossim, pelas meias tintas. Arquiva-se ou não se arquiva o processo? A amenidade do clima deste triste País não justifica tudo. Mas, parece.
Entre dúvidas e interrogações, entre descrenças e desânimos, entre acusações e retaliações vamos vivendo. Para variar… insultando - na manhã do desgraçado 10 de Julho - o nosso primeiro por ter um irmão operado na Galiza, para transplantação de um pulmão. Poça. Exagerei. Invectivando António, o irmão, por ter ido para a Galiza – e por tal não ser possível ao comum cidadão. E o mano José por ter permitido (e quiçá levado) que o irmão tivesse ido para a Galiza. E a Mãe dos Sócrates por ter tais filhos mancomunados em transplantes e pulmões. Só faltou dizer que o Toino tinha sido infectado pelo fumo dos cigarros do Zé.
Chega de 10 de Julho do ano da graça de 2008. Em 2009 há outro 10 de Julho. Mas, felizmente, não será de 2008. Águas passadas não movem moinhos.

Etiquetas:

11 Comments:

Blogger Manuel Silva said...

sr. A. Ferreira
Cada vez que você escreve só diz asneiras. Estas do dia 10 deste mês corrente são o maximo. Os portugueses não querem saber destas merdas. Querem é ter mais guita uma saude melhor e uma justiça sem confuzões.
Você já devia ter precebido isso e espere pela que venha a seguir, pois eu vou lhe dar muita atençao e muita purrada!Não lhe largo a perna!

11 de julho de 2008 às 10:38  
Blogger Júlio P. Andrade said...

Boa crónica e muito oportuna. Sobre a hora. Este blog sorumbático a que venho muitas vezes tem óptimos colaboradores. O Antunes Ferreira, que via na RTP e ouvia na TSF, além de o ler no DN e outros órgãos escritos é dos melhores. E responde a quem comenta. É educado. Muito obrigado Antunes Ferreira

11 de julho de 2008 às 12:53  
Blogger Rosário said...

Caro Manuel Silva,

Tirando o uso repetido do "você", que só se deve usar com pessoas com quem se tem alguma confiança (pois é apenas um degrau abaixo do "tu"), repare no que escreveu - e depois diga quem é que escreve asneiras:

merdas
confuzões
precebido
purrada

11 de julho de 2008 às 13:07  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Não é por acaso que, aqui no Sorumbático, se refere com frequência a obra de Erasmo de Roterdão «A Civilidade Pueril»...

11 de julho de 2008 às 13:13  
Blogger Martha Renata Prazenteiro said...

Ôi gente: Estou entrando nesse blog pela primeira vez e adorei. Tenho de os parabenizar.
Sou de Santa Catarina, Brazil e já estive diversas vezes em Portugal. Estou até pensando em ir viver para aí.
O Senhor Antunes Ferreira é o máximo. Lhe peço para não se chatiar com caras como esse tal de Silva. Vá em frente. Tem mais uma fã, pois já deve ter muuuuuiiiitas

11 de julho de 2008 às 15:02  
Blogger Antunes Ferreira said...

Senhor M. Silva
Senhor meu Deus:
Deixá-los falá-los qu'eles calarar-se-ão.
Muito obrigado. Cumprimentos

11 de julho de 2008 às 23:31  
Blogger Antunes Ferreira said...

Caro Júlio

Fico-lhe muito grato pelo que de mim diz. E pelo que recorda da minha intensa actividade jornalística. Na quantidade, já que na qualidade...
Mas, sobretudo, um agradecimento pela sua atenção de me considerar educado. Faço o que posso. E o que entendo que devo fazer

11 de julho de 2008 às 23:34  
Blogger Antunes Ferreira said...

Amigo Mendonça

Fico-lhe muito grato pela sua excelente colaboração. Venha sempre. Mande mais. Abração
E, se quiser visitar o meu blogue é:
travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

11 de julho de 2008 às 23:36  
Blogger Antunes Ferreira said...

Dom Carlos

Sempre oportuno, sintético e incisivo. Dá gosto ler os seus comentários. Abração

11 de julho de 2008 às 23:38  
Blogger Antunes Ferreira said...

Martha
É gratificante saber que no Brasil nos lêem. Dou-lhe as boas vindas. Espero que continue a visitar o Sorumbático - e a gostar.
travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

11 de julho de 2008 às 23:40  
Blogger Márcia Reboredo Du Maria said...

Henrique
Por intermédio da nossa Amiga Rê soube que Você escrevia nesse blog. E que bem Vc o faz! Um barato, um barato mesmo! Nossa, tem gente aqui no Brazil que bem devia lê-lo e apreciá-lo. Muito obrigado por esse prazer de o conhecer. A Net é um espanto!
Beijão

13 de julho de 2008 às 13:51  

Enviar um comentário

<< Home