10.7.08

A canonização de Nuno Álvares Pereira

Por C. Barroco Esperança
QUANDO SE VENCEM BATALHAS facilmente se esquece a bondade das causas, a legitimidade das posições e a personalidade do autor.
Nuno Álvares é um herói que as batalhas tornaram famoso e o sangue dos castelhanos glorioso. Pode parecer, hoje, anacrónica a razão dos combates, interesseira a escolha da trincheira e exagerado o número dos que sangrou, mas nesta época de crise alimenta a vaidade e anestesia o povo.
Nuno Álvares mudou a história da Península Ibérica, tornou possível a dinastia de Avis e serviu sempre, em momentos de crise, para estimular o orgulho nacional.
O antigo escudeiro de D. Leonor Teles era danado para batalhas. Começou cedo a matar castelhanos, em 1384, no recontro dos Atoleiros. Em 1385 saciou-se em Aljubarrota e, tendo-se avezado, deslocou-se a Valverde, território castelhano, para aviar mais alguns.
Enfadado de matar castelhanos ainda foi a Ceuta despachar mouros, em 1415. Depois, farto da espada e de andar fora de casa, fechou-se no Convento do Carmo, que fundara, e aí viveu o tempo que lhe sobrou, até ao ano de 1431.
Era um herói. Agora passou a taumaturgo. Uma sexagenária queimou um olho com óleo de fritar peixe, invocou o D. Nuno e logo ficou boa. Os médicos não sabem dizer se foi das gotas ou do beato a cura repentina e o Vaticano tem a certeza do milagre.
Mas é triste ver um herói acabar como colírio para queimaduras de óleo de fritar peixe.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger G* said...

Uma vez que o assunto conjuga castelhanos e a Igreja:
http://www.elpais.com/vineta/?autor=El%20Roto&d_date=20080626&anchor=elpporopivin&k=Roto

10 de julho de 2008 às 11:20  
Blogger CPrice said...

um Herói de facto.
Para a minha caçula a aprender a História de Portugal, um verdadeiro herói que admira.
Não lhe vou dar a ler este post. :)

Cumprimentos
(cheguei Via Nocturno)

10 de julho de 2008 às 12:55  
Blogger Kruzes Kanhoto said...

E, ironia da coisa, o médico que atestou o suposto milagre era castelhano...

10 de julho de 2008 às 13:19  

Enviar um comentário

<< Home