13.7.08

A segunda melodia

Por Nuno Brederode Santos
UM PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER gosta de estabilidade. É natural. O que está, está, e é exactamente aquilo para que ele foi criado. É para isso que ele respira. Ou é isso que ele respira. Mas um partido que está na oposição precisa de estabilidade. Sem ela, não pode conceber, organizar e pôr em prática uma estratégia de "assalto" ao poder, para o qual também ele foi criado. O debate sobre o "estado da Nação", secundado por factos seus contemporâneos, veio precisamente reforçar a ideia comum e geral de que o PSD ainda não está preparado para a estabilidade. Apesar da queda de Menezes. Apesar da desistência de Jardim. Apesar da derrota de Santana.
O debate é o debate, mesmo quando nada tenha a ver com o estado da Nação. O debate é a oportunidade, o estado da Nação é o pretexto de que a oportunidade se serve para poder sê-lo. Por isso, se se acredita que o estado da Nação é mau, a vantagem táctica até é de quem o denuncia. Mas, por isso também, se o que prevalece nas atenções e nos comentários subsequentes é o debate em si mesmo - visto nas suas peripécias retóricas ou teatrais - então a vitória de quem defendeu a cidadela do poder do dia é inequívoca.
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Comentário de Antunes Ferreira, por lapso afixado no "post" anterior, de Humor Antigo":

___________

«Se havia - não havia, não há! Eu não tenho - algumas dúvidas sobre a argúcia do Nuno Brederode Santos, elas desaparecem com esta crónica.

Se o partido laranja tinha algumas dúvidas do seu estado actual, ou seja do seu estado dentro do estado da Nação, elas ficaram absolutamente esclarecidas. Se rejeitarem os esclarecimentos do Nuno - estão no seu perfeitíssimo direito; o problema continua a ser deles.

Se, finalmente, me é permitida - e mesmo que o não seja - a repetição, fui, sou e continuarei a ser um admirador incondicional do meu Amigo Brederode Santos. Porra!: o gajo escreve muito bem. Obrigado, Nuno. Força, Nuno!»

13 de julho de 2008 às 14:40  

Enviar um comentário

<< Home