Passatempo-relâmpago (com prémio)
NUMA ALTURA em que tanto se fala de criminalidade de alto-lá-com-ela, vem bem a calhar um passatempo cujo prémio é este clássico, que tem duas particularidades interessantes:
A primeira é que não se trata de um livro policial, mas sim sobre gangsters - os polícias que aparecem têm um papel de meros figurantes, e nem sequer têm direito a nome - são referidos, genericamente, por pasmas...
A segunda é a espantosa tradução, da autoria de Mário-Henrique Leiria (1923-1980), que teve de se haver com um problema delicado: é que não são só as personagens que falam um calão por vezes impenetrável; a própria narração é toda ela feita na mesma linguagem de bas-fond!
No entanto, o autor de Contos do Gin-Tonic meteu mãos à obra e arranjou mais de uma centena de expressões portuguesas (algumas deve mesmo ter inventado ad hoc), que figuram num glossário no fim do livro.
Pois bem; o Sorumbático oferece um exemplar de Rififi a quem der a resposta mais correcta à seguinte pergunta: sendo x o número de páginas do livro (é um múltiplo de 16) e y o seu peso (em gramas), quanto vale x+y?
NOTA-1: cada leitor poderá dar 2 respostas; o passatempo termina às 20h de 22 Nov 08. NOTA-2: a resposta vai ficar visível [aqui] a partir das 20h01m de 22 Nov 08. O vencedor poderá, de imediato, escrever para sorumbatico@iol.pt indicando morada para envio do livro. NOTA-3: no mesmo endereço, [aqui], estará também a questão que dará direito ao prémio adicional: um exemplar de A Mulher Cega, de Ross Pynn.
Actualização (20h18m): o Prémio Rififi foi ganho por R. da Cunha. O Prémio Ross Pynn foi ganho por Ana.
Etiquetas: CMR, Passatempos
17 Comments:
Curiosidade:
O livro deu origem a um filme com o mesmo título, cujas cenas finais se podem ver no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=jBgROU2jg7Y
mas numa versão "Happy-end", diferente da do livro.
Fiz umas contas e cheguei a 412 g.
Em muitos filmes inventam sempre um fim mais suave.
Um abraço.
488.
440.
João Rodrigues,
Próximo do fim, o importante passa a ser o rapto de um garoto feito por um gangster, o que ia contra o código de honra da classe!
Mesmo no fim da história, um gangster rival mata o raptor e liberta o miúdo.
Na versão do filme, vêm ambos todos contentes.
No livro, o libertador, ferido no tiroteio, morre no carro.
_______
Outra coisa: olhe que pode dar outro palpite, se quiser.
386.
E 417.
Boa tarde,
As minhas apostas são
456 e 340
Suplemento:
Pouco depois das 20h de amanhã, será atribuído um outro livro (desta vez um policial tradicional) a um dos 'derrotados':
O primeiro que responda correctamente a uma pergunta simples, que será colocada simultaneamente com a informação de quem ganhou o «Rififi».
Boa tarde,
520 e 560
1 - 317 gr.
2 - 338 gr.
Já agora, adianto que o tal 2.º prémio será um exemplar do livro «A Mulher Cega», de Ross Pynn.
424 e 472.
Aqui fica mais um palpite: 362.
Roussado Pinto, nacionalidade portuguesa.
Roussado Pinto, nacionalidade portuguesa.
Roussado Pinto, nacionalidade portuguesa.
Roussado Pinto, nacionalidade portuguesa.
Enviar um comentário
<< Home