TEM TODA A RAZÃO o leitor Pedro Boavida quando, num comentário que deixou no passatempo «Acontece...», manifesta estranheza pela falta de referências ao 90.º aniversário do Armistício que, no dia 11 de Novembro de 1918, pôs fim à Primeira Grande Guerra. Será porque a data coincide com o S. Martinho, dia em que as pessoas se preocupam mais com as castanhas e a água-pé?!
Pela sua parte, o Sorumbático vai tentar redimir-se da omissão oferecendo um exemplar do livro «As Causas da Primeira Guerra Mundial», de Jaurès e Potemkine (*), ao primeiro leitor que responder à seguinte questão-múltipla:
Sabendo que a imagem que aqui se afixa pretende documentar um importantíssimo episódio associado ao referido conflito - como se chamavam o matador e os mortos que nela se vêem?
Como já vai sendo habitual, as respostas só serão possíveis a partir de um determinado momento-surpresa que ocorrerá durante o dia de hoje.
(*) Dado que o exemplar que se arranjou - à pressa... - já não é muito novo, estarão disponíveis, como alternativa: «Assassínio no Parque», de Ellery Queen e «O Regimento dos Espectros», de Lydie Salvayre - dois títulos que, embora um pouco a martelo, se podem adaptar aos acontecimentos em causa.
Actualização: a resposta certa já foi dada, pelo que o passatempo terminou.
Etiquetas: CMR, Passatempos
7 Comments:
Gavrilo Princip – O assassino.
Arquiduque Francisco Fernando e a sua Esposa Duquesa Sofia – Os assassinados.
Em geral, os livros que o Sorumbático oferece são novos (vêm de leitores, amigos, editores, autores e livreiros - e até de anónimos) mas, por vezes (quando é preciso desencantar à pressa um título que se adapte a um determinado passatempo), há que recorrer a alfarrabistas amigos.
Foi o que sucedeu aqui,mais uma vez.
Ana,
Certo!
Obrigada!
caramba que há gente mais insistente na tecla de reload que eu :). Seja como for, eu iria declinar o prémio em favor do segundo...
O livro é pequenino e velhinho mas, como atrás digo, foi o que se arranjou (à pressa e num alfarrabista) a propósito do tema.
Os outros dois livros eram apenas "aproximações", pelo que ficam para futuros passatempos.
Já agora, consta que a Duquesa estava grávida. Para quem quiser acrescentar mais um morto...
Enviar um comentário
<< Home