10.11.08

Os nossos heróis do 4 de Novembro

Por Alice Vieira.
TUDO COMEÇOU quando um amigo me telefonou a perguntar: “que fazes esta noite?”, e eu respondi, como devem ter respondido milhões de pessoas por este mundo fora, “fico a ver as eleições americanas na televisão”.
O amigo passou palavra a outro amigo, que passou a outro, que passou a outro — e de repente eu tinha a casa a abarrotar de amigos, todos simpaticamente a abastecerem-me de tinto alentejano e queijos diversos, preparando-nos para uma maratona televisiva.
“Lembram-se do sr. Diamantino de Macau?”, perguntou de repente um deles, e ficámos todos a olhar para ele, que fazia Macau naquela anedota, mas ele só se ria e repetia “tenho a certeza que era Diamantino, do apelido é que eu já não me lembro, só me lembro do pobre do Joaquim Letria a aguentar aquilo, horas e horas, porque nunca mais se conheciam outros resultados, só esse, o primeiro deputado a ser eleito, o deputado por Macau, e o Joaquim perfeitamente à rasca, mas sempre a sorrir, horas e horas em directo só com a notícia do sr. Diamantino já eleito!...”
(...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas: