10.1.09

ESTA FOTO foi tirada em Lagos, anteontem, e até parece vir a propósito do mais recente passatempo «Acontece...». Já agora: o carro escuro, virado para a rua de sentido proibido, está vazio; alguém consegue reconstituir o que se passou aqui?
NOTA: algumas das diversas fotos tiradas esta semana (e que documentam o estacionamento selvagem nesta simpática cidade) podem ser vistas [aqui]. O que também é revoltante é constatar-se a quase inutilidade do esforço - sério - que a autarquia faz para disponibilizar lugares de estacionamento com fartura e gratuitos - ver [aqui]. Quanto ao que as autoridades fazem... costuma ser [isto].
Actualização: pode ver-se esta esquina de um outro ângulo [aqui].

10 Comments:

Blogger Luís Bonito said...

Estacionado?
Parado?
Avariado?
Multado não está certamente!

10 de janeiro de 2009 às 10:39  
Blogger R. da Cunha said...

O carro escuro procurava estacionamento. O único local disponível era aquele e como não interrompia o trânsito (?), uma vez que o carro claro era de um morador na ruela e ninguém mais podia circular por ela, toca a estacionar ali mesmo. Pois se não prejudicava ninguém!... Ah!, o condutor e famílis estavam por perto, a almoçar....

10 de janeiro de 2009 às 12:51  
Blogger C. Alexandra said...

Possivelmente o condutor necessitava de ir a um local ali próximo e resolveu simplesmente deixar ali o carro estacionado, numa atitude de comodismo.

10 de janeiro de 2009 às 14:46  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Carina,

Aqui não se tratou, apenas, da velha cena do indivíduo que deixa o carro "por um instantinho".
Ele fê-lo à entrada de uma rua de sentido único (e na direcção proibida), alheio ao facto de poderem vir carros no sentido correcto.

10 de janeiro de 2009 às 15:05  
Blogger R. da Cunha said...

De volta:
Como vão entrar ou sair os moradores da casa de esquina (arredondada)? Ou é a morada do dono do carro?

10 de janeiro de 2009 às 17:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Fui, há pouco, dar a minha voltinha pela baixa de Lagos, onde estou.

Talvez por ser sábado e Inverno, há infinitos lugares de estacionamento vagos, gratuitos. Por isso, é extremamente irritante ver, ali mesmo ao lado deles, passeios e mais passeios completamente bloqueados, e peões a circular na estrada.

O curioso é que ninguém já estranha, e os estrangeiros, se calhar pensando que isto é Lagos capital da Nigéria, também acham graça, fazendo aqui o que não lhes passaria pela cabeça fazer nas terras deles!

10 de janeiro de 2009 às 18:01  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

No que toca a esta foto:

A rua por onde veio o carro escuro continua para a esquerda, onde ele poderia ter encostado (pois cabem 2 carros). No entanto, preferiu estacionar ali, mesmo à entrada de outra, de onde vêm carros (como o branco).

A menos que tenha começado a subir a rua, em sentido proibido, e tenha sido obrigado a recuar ao ver surgir o carro branco. Mas, sendo assim, porque é que abandonou o automóvel? Terá tido vergonha?

Na realidade, não sei explicar o que se passou, nem antes nem depois. Só sei que, em Lagos, tudo é possível em matéria de estacionamento selvagem.

11 de janeiro de 2009 às 10:20  
Blogger C. Alexandra said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11 de janeiro de 2009 às 14:59  
Blogger C. Alexandra said...

Carlos Medina Ribeiro,

Infelizmente o fenómeno não é exclusivo de Lagos.

Numa vila perto do local onde vivo, há uns anos atrás não era fácil arranjar logo local para estacionar. Porque os estacionamentos estavam cheios.

Actualmente há vários estacionamentos vazios pela vila. Estacionamentos onde dantes não dava para colocar um carro, agora dão para estacionar vários.

Note-se que me refiro a estacionamentos no geral, vários são gratuitos.

À partida parece algo bom, mas não é. Não diminuíram os carros nas ruas, pelo contrário. As ruas centrais dessa vila estão diáriamente entulhadas de veículos.

O que justifica os estacionamentos vazios é o facto de as pessoas terem deixado de se preocupar com o estacionamento do veículo. Querem ir a algum lado, pegam no carro deixam-no em cima de um passeio, na via ou em frente de garangens e vão à sua vida.

O resultado é a diminuição das condições de mobilidade. Há pessoas que não coseguem tirar das suas casas os automóveis, andar com carrinhos de crianças ou de cadeira de rodas só na via onde transitam os veículos, etc.

Até parar o automóvel para deixar alguém numa rua se torna complicado, uma vez que os veículso que lá estão estacionados ocupam todo o espaço disponível.

Na área onde resido e arredores, todas as vilas de tamanho razoável e cidades têm este problema.

11 de janeiro de 2009 às 15:02  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

R. da Cunha,

Afixei em

http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/01/lagos.html

uma foto que mostra o que escrevi atrás: o carro escuro podia ter parado aqui, que não é proibido (apenas é proibido estacionar).
E, mesmo que tivesse estacionado, não seria muito grave, pois a rua tem 2 faixas.
Não se percebe, pois, porque é que "marrou" para a de sentido proibido...

11 de janeiro de 2009 às 16:51  

Enviar um comentário

<< Home