2.1.09

Fechar os olhos

Por Joaquim Letria
DIZEM OS MÉDICOS que estão a atender alcoólicos de 20 anos de idade. Por isso, os especialistas sugerem que a idade mínima para consumo legal de álcool passe dos 16 para os 18 anos. Hoje, podemos facilmente encontrar jovens de 16 anos de idade embriagados em bares, quando não ainda mais novos em discotecas que fecham os olhos a isso e a coisas muito piores, enquanto as autoridades fecham os olhos às discotecas e os políticos fecham os olhos às autoridades. Faz de conta que somos um país de ceguinhos.
Entre os 12 e os 14 anos de idade é quando tudo começa entre nós em matéria de consumo de álcool. A cerveja e as bebidas alcoólicas açucaradas promovem a iniciação dessa faixa etária, os concertos e as competições desportivas patrocinadas por marcas de álcool fazem o resto. O preço, cerca de 70 por cento mais barato do que há 20 anos, ajuda e a idade legal em Portugal é um passaporte com todos os vistos. Não sei a quem felicitar, mas é um trabalho bem feito.
«24 Horas» de 2 de Dezembro de 2008

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger tiomanuel said...

Pois. É aqui e noresto do mundo.
É sempre mais fácil decretar que abaixo dos 18 não se bebe, isto é mudar a lei, que mudar os paizinhos..

2 de janeiro de 2009 às 21:55  
Blogger tiomanuel said...

No seguimento do comentário anterior também é mais fácil dizer que as escolas devem proibir os telemoveis do que os pais assumirem que educaram mal os meninos.

2 de janeiro de 2009 às 21:59  
Blogger Mr. Shankly said...

Mude-se para 18, então. E teremos alcoólicos com 22 anos. O problema não é (só) da idade: em Portugal o álcool é um vício bem visto, ao contrário do tabaco ou das drogas leves, por exemplo.

5 de janeiro de 2009 às 10:26  

Enviar um comentário

<< Home