23.3.09

Sono

Por João Paulo Guerra
Portugueses são os que dormem pior por causa da crise. O resultado do inquérito realizado por uma empresa britânica em oito países europeus não adianta grande coisa aos dados que a vida política e social portuguesa nos dá todos os dias.
QUE A CRISE ESTÁ A TIRAR o sono aos portugueses é uma constatação do dia-a-dia. Vejamos.
Deve ser por falta de sono reparador que Manuela Ferreira Leite anda a sonhar acordada com "indicadores" que lhe dão a vitória nas legislativas, depois de ter positivamente adormecido na oposição.
É provavelmente também devido à falta de sono que deputados do PS andam a sonhar com fantasmas de jornalistas a espiar o que vêem e escrevem os parlamentares nos computadores do novo hemiciclo. Há 16 anos, de olhos abertos na oposição, o PS disse das últimas em relação ao mapa cor-de-laranja de limitação da circulação dos jornalistas em São Bento, alimentados por Pacheco Pereira.
E só pode ser por falta de sono dos sonolentos responsáveis que ocorreu mais um "caso" na área de jurisdição da DREN, um ‘cluster' de broncas por metro quadrado difícil de igualar mesmo na degradada área da educação.
E é por andar a dormir na forma que o Bloco Central se terá esquecido, vai para nove meses, de substituir o Provedor de Justiça. Ou então é porque o PSD tem o pesadelo de perder uma bandeirola no organograma do Estado, ou porque o PS sonha acordado em comer tudo, como na cantiga do Zeca.
E será no âmbito de um plano contra a falta de sono que gestores de mais de 500 órgãos da administração vão preencher montes de papelada para habilitar o Conselho de Prevenção a detectar as oportunidades de corrupção. Como combate à corrupção é provável que não dê nada. Mas como soporífero não estará mal.
«DE» de 23 de Março de 2009

Etiquetas: ,