3.5.09

A tão frágil liberdade...

Por António Barreto
PRIMEIRO, CONTARAM. Não acreditei. Pensei logo que se tratava de exagero. De mais um rumor urbano contra a política e os políticos. Depois, vi uma fotografia nos jornais. Rendi-me. Era mesmo verdade. O dia 25 de Abril é dia de festa. Dia de liberdade também. Em princípio. A Assembleia da República reuniu para uma gala. Como habitualmente, pela Primavera, realiza-se a cerimónia oficial de comemoração. Tudo parece ter corrido bem. A oposição malhou no governo. O governo elogiou-se. Os partidos da direita disseram que o 25 de Abril não era de ninguém ou que era de todos. Os de esquerda garantiram que era só deles. Os da direita demonstraram que o socialismo estava acabado. Os de esquerda mostraram, argumentando com a crise, que o capitalismo estrebuchava. O governo prometeu ser o herdeiro de Abril. O Presidente da República e o Presidente da Assembleia fizeram os melhores discursos do dia e distanciaram-se da trapalhada. Do Presidente Cavaco Silva esperava-se faca e recado, não veio nada parecido com isso. Tudo correu bem. Os que usam cravo na lapela estimam que essa flor é o uniforme da liberdade. Os que não usam entendem que o adorno é dos revolucionários e candidatos a déspotas. Metade daquela casa considera a outra metade intrusa e ilegítima. Isto não é evidentemente saudável. Mas é uma velha história. Na verdade, esquecendo estes diferendos sempre perigosos, tudo correu bem. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Unknown said...

O Bar do Alcides, blog dos NÃO-MAÇONS exilados em SP/Brasil, acredita que quantos mais políticos NÃO-MAÇONS manifestarem a sua total repúdia pela Maçonaria, mais depressa se irão desmascarar os CULPADOS pela actual situação em Portugal!

3 de maio de 2009 às 14:52  
Blogger Unknown said...

http://bardoalcides.blogspot.com/

O Bar do Alcides, blog dos portugueses NÃO-MAÇONS exilados em SP/Brasil, acredita que quantos mais políticos NÃO-MAÇONS manifestarem a sua total repúdia pela Maçonaria, mais depressa se irão desmascarar os CULPADOS pela actual situação em Portugal!

3 de maio de 2009 às 14:58  
Blogger Manuel Brás said...

I Parte

A falta de capacidade
de respirar livremente,
denota a opacidade
do actual regime demente!

Vivendo amarrado ao passado
em discursos e imagens,
o país tem sido trespassado
por falsas miragens!

O mexilhão ao estudar a realidade
de uma forma verdadeira,
conclui da nossa civilidade
que é uma tremenda bandalheira!

II Parte

Têm sido anos de empobrecimento
bem evidentes e reais,
o nosso desenvolvimento
ganhou contornos surreais.

A venda de futuros risonhos
carregados de pura fantasia,
através de argumentos bisonhos
e de uma eloquente hipocrisia!

O mexilhão diligente
estudando a economia,
denuncia a pobre gente
que padece de pouca autonomia!

Epílogo

Enganando a sociedade
com espectáculos deprimentes,
consome-se até à saciedade
infames ilusões dementes!

Com a aldrabice pegada
instalada na nossa sociedade,
a democracia é fustigada
trucidando a nossa seriedade.

O mexilhão realista
e sem medo de falar,
considera miserabilista
esta forma de governar!

3 de maio de 2009 às 20:23  
Blogger Ritinha said...

Excelente texto de António Barreto.

Esta fixação na dúplice abordagem da "heroicidade/medo" de Salazar fazem-me lembrar os últimos tempos da União Soviética que antecederam a queda do Muro.
Aí, houve uma quase "campanha televisiva" que mostrava as atrocidades do regime de Hitler, requintando a exibição das imagens mais cruéis.

Creio bem que o objectivo era semelhante: pairava no ar o receio de que a população, insatisfeita como estava com aquele regime, começasse a achar o nazi preferível ...

3 de maio de 2009 às 23:17  
Blogger Unknown said...

http://bardoalcides.blogspot.com/

O Bar do Alcides é o ponto de encontro de todos aqueles que estão insastifeitos com o actual "ESTADO DA NAÇÃO PORTUGUESA" e que querem desabafar enquanto bebem um copo. O Bar do Alcides é feito por portugueses não-maçons que estão exilados em SP/Brasil. Aqui a MAÇONARIA não é de todo benvinda!

4 de maio de 2009 às 00:53  
Blogger Unknown said...

Douglas Antunes Camargo disse em 30 Abril, 2009 às 2:29 pm
Sou brasileiro e português e a minha família está em Portugal. Tenho vindo a acompanhar o que se passa em Portugal. No caso “Freeport” a minha opinião é esta: A Maçonaria Portuguesa “enfiada” maioritáriamente no PSD e no PS tem aumentado sistemáticamente a pressão sobre os Mídia Portugueses, como as afirmações do 1° Ministro sobre a TVI. Lamento profundamente este recrudescimento do PODER MAÇÓNICO em Portugal. Começaram pelas substituições na Banca, veja-se o caso do Millennium/BCP, depois pela nacionalização do BPN, e o BPP. Agora no caso “Freeport”, com tantas suspeitas de enriquecimento ilícito do 1° Ministro, José Sócrates, com a vinda a público da compra do apartamento no Edifício Heron Castilho, a falta de transparência na declaração do valor de compra para o IMI, a Maçonaria passou dos limites. Só resta ao actual Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, demitir o actual Governo Maçónico e que a Justiça Portuguesa actuar com a máxima rapidez. Existem muitos indícios de corrupção ao mais alto nível, assim como tráfico de influências, por parte do 1° Ministro, Ministros e Secretários de Estado. É mais do que evidente que a Maçonaria Portuguesa, que sempre esteve contra o Povo Português e sempre olhando para as suas próprias mordomias e regalias, está a “PASSAR DAS MARCAS”! Amanhã, dia 1 de Maio, será uma Excelente Oportunidade para que o Povo saia às ruas e se manifeste contra mais este descalabro provocado pela Maçonaria Portuguesa.

4 de maio de 2009 às 00:55  
Blogger Sepúlveda said...

É espantoso como desde há uns anos, sempre que me lembro do 25ABR, sinto qualquer coisa. É um sentimento estranho, uma pedra no sapato. Percebi agora o que era e é: é o que AB descreve.

Só valemos a negação de outrém? O valor da nossa democracia é só ter-se derrubado uma não democracia?

Se for só isso, a verdade é que esse valor é perecível e vai deixar de ser importante a curto prazo, nem que seja pelo surgimento de muita gente que nem sequer assistiu a esse super triunfo que parece ser razão para que se diga muitos disparates acerca de liberdade e democracia.
Salazar lá ganhou um tal concurso da RTP...

4 de maio de 2009 às 23:51  

Enviar um comentário

<< Home