24.6.09

Ilusionismo

Por João Paulo Guerra

Portugal é um país digno de confiança ou o tratamento e apresentação dos dados merece tanta credibilidade como uma sondagem eleitoral?

NÃO É QUE ESTEJAM EM CAUSA as estatísticas. Mas o critério político-propagandístico com que certos dados são coligidos, tratados e exibidos é fonte das maiores e mais fundadas incertezas. O exemplo clássico é o dos números do desemprego que afligem o país e que não são os números do desemprego real, mas o número de desempregados inscritos nos centros de emprego. E é assim que a taxa de desemprego em plena crise está agora para chegar aos 10 por cento, valor do desemprego real três anos atrás.

Parece até que Portugal se tem vindo a especializar numa modalidade de ilusionismo que consiste em cobrir a nudez forte da verdade com o manto diáfano da fantasia, como dizia o grande Eça que faz cá muita falta para zurzir a situação como ela merece. O mais recente sucesso dessa política, exibida em parangonas nos jornais, é a redução do índice de mortalidade em acidentes rodoviários resultante... de terem deixado de ser contabilizados como "mortos na estrada" todos os que não morrem no local do acidente. A marosca não é nova: já o fascismo camuflava uma parte dos mortos em combate nas guerras coloniais desviando-os para a parcela dos "mortos em acidentes com armas de fogo" (tiros) ou "acidentes de viação" (minas accionadas pelas viaturas).

Outro imenso sucesso português é a elevação da média das notas nos exames de Matemática para 12,5 valores, agora que os exames do 9.º ano têm perguntas do 3.º. Mas diga-se que esta empresa de ilusionismo na educação, ao contrário de outras, tem um objectivo de futuro. Portugueses semi-analfabetos serão mais fáceis de convencer e de governar.

«DE» de 24 de Junho de 2009

NOTA (CMR): a foto, que em tempos tirei, mostra a parte principal do grupo escultórico referido no texto, já 'devidamente' vandalizado - ver pormenores [aqui], onde há links para mais fotos e para as reportagens que dois jornais fizeram, no seguimento do post.

Etiquetas: ,