Passatempo-relâmpago de 21 Jun 09
UM RECENTE acontecimento político e mediático, com contornos de esquizofrenia, remete-nos directamente para uma das mais famosas obras de Robert Louis Stevenson.
(O comentário que, acerca do tema dos professores, Vasco Pulido Valente fez ontem à noite na TVI pareceu inspirado nesta fábula de La Fontaine...)
Actualização (21h47m): devido a uma imperdoável falta de atenção da minha parte (pois não bloqueei os comentários!), a resposta certa acabou por ser dada [aqui]. Assim, só me resta penitenciar-me e avançar, amanhã, com outro passatempo-relâmpago.
(O comentário que, acerca do tema dos professores, Vasco Pulido Valente fez ontem à noite na TVI pareceu inspirado nesta fábula de La Fontaine...)
Pergunta dupla, com prémio: qual o livro de Stevenson em causa e a que propósito vem?
O regulamento é o habitual, sendo o prémio um exemplar do livro que se vê [aqui]; no entanto, as respostas só serão possíveis a partir de um momento-surpresa, que ocorrerá durante o dia de amanhã.Actualização (21h47m): devido a uma imperdoável falta de atenção da minha parte (pois não bloqueei os comentários!), a resposta certa acabou por ser dada [aqui]. Assim, só me resta penitenciar-me e avançar, amanhã, com outro passatempo-relâmpago.
5 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
NOTA: Eu apaguei o passatempo relacionado com a fórmula de conversão massa-energia.
Depois explico porquê.
Bem me quiz parecer que não tinha visto mal.... quando vi que tinha desaparecido, apaguei o comentário.
Eu estava a dar "barraca":
Na pág. 3 da revista (onde estão as soluções), a afirmação 3 é considerada FALSA (e muito bem).
Claro que a fórmula que mostram é a da equivalência massa-energia, mas também existe a que dá o aumento da massa com o aumento da velocidade (aquela tende para infinito quando a velocidade tende para a da luz).
Quando muito, a pergunta é traiçoeira (ou está mal redigida, induzindo em erro), mas não é a bacorada que, à 1ª vista, parecia ser.
Já agora, e para quem não acompanhou o assunto abordado nestes comentários:
Tratava-se de identificar um suposto disparate existente numa das perguntas que se podem ver em:
http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/06/passatempo-relampago-22-jun-09.html
Estava em causa a n.º 3.
Enviar um comentário
<< Home